PLAY:dois cliques STOP:um clique Ser de Minas, mas ser do mundo. Ter orgulho de suas raízes, de sua trajetória, mas acreditar que os melhores capítulos ainda estão por vir. A COPASA e o Grupo Ponto de Partida compartilham valores mineiros e a habilidade de construir com eles uma história que promove as tradições, mistura o local ao universal e não perde o foco no futuro, no novo. O saneamento básico é fator fundamental para o desenvolvimento de uma região, visto que impacta social e economicamente as comunidades atendidas e garante qualidade de vida e saúde para a população ao implementar as condições sanitárias necessárias ao bem-estar coletivo, disponibilizando água tratada e coleta e tratamento de esgoto. O conjunto de medidas que asseguram essas condições repercute de forma significativa no campo econômico, contribuindo para a racionalização dos gastos com saúde, a redução do absenteísmo nas escolas e nas empresas. Do ponto de vista produtivo, os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, envolvem oportunidades de desenvolvimento, viabilizando iniciativas de empreendimentos que geram, direta e indiretamente, empregos e renda para a população local. Nesse cenário, na condição de concessionária dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Estado de Minas Gerais, a COPASA relaciona-se com suas partes interessadas, pautada por uma política voltada para o exercício de suas atividades com base nos princípios legais e éticos. Incrementa suas ações de atuação junto aos diversos públicos da sua área de abrangência, sejam os clientes reais ou a população identificada como potencial usuária dos serviços, atuando com foco no equilíbrio econômico-financeiro, o aprimoramento da governança corporativa e nos preceitos da responsabilidade socioambiental. A Empresa investe na ampliação do atendimento aos usuários dos serviços públicos de saneamento básico, implementando ações que visam a universalização desses serviços com foco no desenvolvimento sustentável da Empresa e das comunidades. Esse é um compromisso permanente da alta direção, aliado ao esforço do corpo funcional da COPASA, no sentido de vencer os constantes desafios e assegurar melhores condições de saúde e qualidade de vida às populações atendidas.
A HISTÓRIA DA COPASA Em 5 de julho de 1963, foi criada, por meio da Lei Estadual nº 2.842, a Companhia Mineira de Água e Esgotos (COMAG), com a finalidade de definir e executar uma política ampla de saneamento básico para o Estado de Minas Gerais. Até então, o Estado não tinha uma política de saneamento, e as condições dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário eram insuficientes para assegurar a qualidade de vida e de saúde da população. (GRI 2.1) A partir daí, a COMAG começou a passar por uma série de modificações para se ajustar às necessidades da Política de Saneamento Básico do Estado de Minas Gerais, entre elas, a alteração de seu nome para Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA MG), por meio da Lei 6.475/74. A principal atividade da COPASA é a prestação de serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, compreendendo desde as atividades de planejamento e elaboração de projetos até sua execução, ampliação, remodelagem e exploração de serviços de saneamento. (GRI 2.2) Em 2006, a Companhia realizou sua Oferta Inicial de Ações (Initial Public Offering - IPO), ingressando no Novo Mercado da BM&FBOVESPA, segmento diferenciado que exige maior transparência e regras mais rígidas de governança corporativa. A principal expectativa da COPASA na época da oferta pública inicial era a busca de recursos para a expansão da Empresa. Em abril de 2008, foi realizada uma oferta secundária de ações em que o acionista Município de Belo Horizonte alienou a totalidade de suas ações, e o acionista Estado de Minas Gerais vendeu parte de suas ações, sem perder o controle acionário da Empresa. A atuação dos dirigentes e demais empregados da COPASA retrata o esforço do Governo do Estado de Minas Gerais em melhorar a infraestrutura e as condições de saúde no Estado, assumindo papel decisivo na retomada do desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais. A Empresa incorporou nas suas práticas de gestão o planejamento estratégico, a inovação tecnológica e a melhoria do relacionamento com seus clientes. (GRI 4.11)
PRINCIPAIS INDICADORES (DADOS DA CONTROLADORA) ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ¹ O EBITDA de 2009 foi ajustado para a exclusão do lucro na alienação de ativos para a COPANOR, item não recorrente em 2009 no valor de R$6,1 milhões e o de 2010 foi ajustado para exclusão da reversão do passivo atuarial no valor de R$ 313,1 milhões.
A COPASA EM 2011 A COPASA terminou o ano com o fornecimento de água tratada para 13,6 milhões de pessoas ou 69,2% da população total do Estado de Minas Gerais. Foram efetuadas 134 mil novas ligações de água e implantados 362 km de novas redes de distribuição, perfazendo um total de 43.906 km. A COPASA ampliou o atendimento com serviços de esgotamento sanitário, passando a atender 176 municípios mineiros, beneficiando uma população de 8,3 milhões de pessoas. O volume de esgoto tratado foi de 182,2 milhões de m³, quase 16% acima do registrado em 2010. Esse incremento se deve ao início de operação de oito novas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). *Posição em 31 de dezembro de 2011 A COPASA encerrou o exercício com uma receita operacional líquida de água e esgoto de R$ 2,51 bilhões e EBITDA de R$ 1,07 bilhão, com uma margem de 40,9%. Os investimentos totalizaram R$ 682,9 milhões, montante aplicado, principalmente, em sistemas de abastecimento de água (R$ 270,5 milhões) e em sistemas de esgotamento sanitário (R$ 390,6 milhões) que resultaram em ampliação significativa da capacidade de atendimento aos usuários de serviços públicos de saneamento básico, atendidos pela Companhia. O valor de mercado da COPASA em 31 de dezembro de 2011 é de R$ 3,84 bilhões. 5ª Marca Mais Prestigiada de Minas Gerais Agência Moody’s atribui rating à COPASA Destaque Empresarial Brasileiro em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas Índice de Governança Corporativa Trade (IGCT) Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE BM&FBOVESPA) Medalha do Mérito da Saúde Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Mercado Comum – 2010/2011 Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento Reconhecido pela International Water Association (IWA) como a mais importante ferramenta de gestão dos serviços de saneamento ambiental, o PNQS estimula a adoção de modelos gerenciais compatíveis com os melhores exemplos mundiais. O prêmio tem a missão de incentivar a prática desses modelos, por meio da promoção e do reconhecimento dos casos de sucesso que auxiliem no aprimoramento do setor de saneamento ambiental e na melhoria da qualidade de vida da população. Prêmio Top Socioambiental ADVB Recertificação do Selo de Responsabilidade Empresarial Revitalização do Rio São Francisco Vila Esperança A COPASA inaugurou um importante empreendimento social em Teófilo Otoni, a Vila Esperança, conjunto habitacional construído para atender famílias que residiam na área onde atualmente está sendo construída a barragem do Rio Todos os Santos. A vila é formada por 23 moradias e contou com investimento de R$ 3 milhões do Governo do Estado de Minas Gerais.
SUBSIDIÁRIAS (GRI 2.2; 2.3) Visando reforçar a presença e posição de mercado da COPASA no Estado de Minas Gerais e aproveitar oportunidades de negócios, foram criadas, em 2007, três subsidiárias integrais: COPASA Águas Minerais de Minas, COPASA Serviços de Irrigação e COPASA Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais (COPANOR). COPASA Águas Minerais de Minas S.A. (AGMM) A Caxambu foi a primeira água mineral a voltar ao mercado por meio da subsidiária da COPASA, e está disponível desde 2008 para toda a Região Sudeste do país. É uma água gourmet por excelência, que tem a capacidade natural de ampliar a percepção dos sabores. Já a água mineral Cambuquira, considerada uma das melhores águas do mundo, retornou ao mercado em julho de 2011, após a reestruturação da fábrica. As águas Lambari e a Araxá têm previsão de serem comercializadas em 2012, após reformas e adequações para atendimento às determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Nesse contexto, a CSI foi concebida para operar o sistema de irrigação em uma área total de 34,8 mil hectares, dos quais 11,3 mil são de área de reserva ambiental e 19,3 mil hectares são de área irrigável. A área irrigável é dividida em lotes empresariais cujas culturas predominantes são de cana-de-açúcar, banana e grãos. As principais atividades da subsidiária são:
Em março de 2008, a CSI iniciou a operação do sistema de irrigação do Projeto Jaíba II, a partir da formalização de um Convênio de Cooperação Técnica e Financeira com o Estado de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Fundação Rural Mineira (RURALMINAS). De acordo com esse convênio serão realizados, com aporte do Governo do Estado, investimentos da ordem de R$ 7,5 milhões destinados à adequação da infraestrutura operacional, bem como aquisição de máquinas e equipamentos. Em 2011, a CSI consolidou a utilização do sistema automatizado implantado em 2010 com a parceria da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF). O sistema está ajustado às necessidades operacionais da subsidiária e possui controle e monitoramento centralizado e em tempo real, o que agrega maior segurança e confiabilidade na prestação dos serviços. Ao ser assumida pela CSI, a Etapa II do Projeto Jaíba apresentava baixo índice de ocupação, porém, no final de 2011, cerca de 57% do total da área já estavam ocupados, gerando um faturamento anual da ordem de R$ 5,3 milhões. O eminente crescimento é proveniente da segurança que a prestação de serviços da CSI proporcionou aos investidores da agricultura irrigada e demonstra que a Etapa II do Projeto Jaíba caminha para atingir sua maturidade. A expectativa é de que no final de 2012, cerca de 13 mil hectares (67% da área) estejam ocupados pela produção agrícola. Para o ano de 2012, a subsidiária prevê um crescimento de 20% da área irrigada para atender ao plano de expansão dos irrigantes da Etapa II do Projeto Jaíba. COPASA Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais (COPANOR) Com sede na cidade de Teófilo Otoni, a subsidiária integral COPANOR foi criada sob a forma de sociedade por ações de capital fechado para prestar serviços em todas as localidades com população entre 200 e 5000 habitantes nas regiões norte e nordeste do Estado de Minas Gerais. Por serem localidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o objetivo do Governo do Estado de Minas Gerais com a criação da COPANOR foi aumentar o índice de atendimento de água e esgoto e reduzir a taxa de mortalidade infantil das comunidades da Região Norte e dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri, São Mateus, Buranhém, Itanhém e Jucuruçu. A COPANOR promove a inclusão social, a despoluição de rios e córregos proporcionando a melhoria da qualidade de vida da população em sua área de abrangência, a redução das desigualdades regionais e dos índices de doenças de veiculação hídrica. Em 2011, foram investidos R$ 63,47 milhões para a aquisição de materiais e equipamentos, perfuração de poços, construção de 120 novos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário; há recursos assegurados no valor de R$ 100 milhões em 2012. Todos os investimentos têm como fonte de recursos o Governo do Estado de Minas Gerais, os quais são repassados por meio de convênio firmado com a Secretaria de Estado de Saúde.
CONCESSÕES A concessão é a delegação, sob contrato, da administração e prestação do serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por um determinado período e sob condições controladas, incluindo qualidade do serviço e tarifas. Em janeiro de 2007, foi promulgada a Lei Federal 11.445, que regula o setor de saneamento no país e estabeleceu suas bases jurídico-institucionais. Desde então, as novas concessões da COPASA ou aquelas que são renovadas em municípios/localidades do Estado de Minas Gerais para os serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário têm seu arcabouço legal composto pelo Convênio de Cooperação e os Contratos de Programa. O primeiro é celebrado entre o município, o Estado de Minas Gerais e a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (ARSAE-MG); o segundo, entre o município, o Estado de Minas Gerais e a COPASA. Esses instrumentos jurídicos contemplam todos os direitos e obrigações dos partícipes e conferem a transparência necessária ao processo de concessão. A COPASA (controladora) no ano de 2011 assinou contratos de programa com municípios do Estado de Minas Gerais, sendo cinco novas concessões de água e 12 novas concessões de esgotamento sanitário. Foram ainda renovadas 21 concessões de água, conforme quadro a seguir.Também, em 2011, a subsidiária COPANOR assumiu novas concessões nos municípios de Bertópolis, Botumirim, Catuji, Itaipé, Mendes Pimentel, Pescador, Ponto dos Volantes e São Félix de Minas.
Alinhada aos objetivos estratégicos de expandir o mercado de atuação, fortalecer a imagem da Empresa e elevar a satisfação dos clientes, seguindo sua Política de Novos Negócios, a COPASA continuou a firmar parcerias, para as quais busca implementar a modelagem mais adequada ao negócio. A COPASA desenvolve diversas atividades de cooperação técnica com municípios, companhias de saneamento e com o setor privado, no Brasil e no exterior. Tais iniciativas, na modalidade de assistência técnica ou de consultoria, englobam, entre outras: análises de água; envasamento de cilindros de cloro; manutenção de hidrômetros; perfuração, montagem e manutenção de poços artesianos; projetos e obras de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário; assistência comunitária; educação sanitária e ambiental; fornecimento de água por meio de caminhão-pipa; instalação de estações meteorológicas automáticas; e publicações técnicas. Entre os trabalhos que tiveram desdobramentos no ano de 2011, destacam-se: Empresa Pública de Águas (EPAL) - Luanda / Angola Companhia de Saneamento da Capital (SANECAP) – Cuiabá / Mato Grosso Water Operator Partnership for Latin America and Caribbean (WOP–LAC) O objetivo da WOP-LAC é incrementar a cooperação técnica entre os países membros, de forma a contribuir para a disseminação das melhores práticas e estimular a busca pela universalização dos serviços de saneamento na região. A COPASA, membro do Comitê Diretivo dessa organização desde sua fundação, participou ativamente de suas atividades em 2011, realizando um workshop ao qual compareceram representantes de dez diferentes países da América Latina e Caribe. O objetivo do workshop foi disseminar experiências no controle e redução de perdas de água em sistemas públicos de abastecimento, estimulando a discussão do problema, comum a empresas de saneamento. Na oportunidade, foi apresentado o Programa Integrado de Controle e Redução de Perdas e Custo de Energia Elétrica da COPASA. (Ver Consumo de Energia e Eficiência Energética) |
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