O Programa Universaliza Minas da Copasa é pioneiro no Brasil em atendimento à população em áreas rurais e em comunidades urbanas em vulnerabilidade.
O principal objetivo do programa é promover a universalização dos serviços de saneamento da Copasa, nos municípios em que a Companhia atua.
Assim, o Universaliza Minas vai levar água tratada e esgotamento sanitário para localidades rurais e de baixa densidade populacional nas áreas em que a infraestrutura ainda é incipiente.
A Copasa já atende 99,6% de seus clientes com água tratada e 79,4% com esgoto coletado e tratado e o Universaliza potencializa o crescimento desses números.
Essa iniciativa da Copasa atende a uma reivindicação histórica das comunidades que vivem em localidades e distritos mais afastados dos grandes centros urbanos e que nunca tiveram acesso ao saneamento básico.
A Copasa se mantém, assim e cada vez mais, a serviço dos mineiros.
Dados atualizados em outubro/2023
• Água
•Água e esgoto
•Esgoto
0 municípios
0 localidades
0 mil pessoas beneficiadas
R$0 milhões de investimento inicial
Com o intuito de garantir um atendimento eficiente e equitativo, a equipe responsável pela execução do programa utilizará uma série de critérios para analisar e hierarquizar as localidades a serem atendidas. A seguir, apresentamos os principais itens que serão observados nesse processo:
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): Será analisado o IDH das localidades, buscando priorizar aquelas com menor índice, com o intuito de promover a redução das desigualdades socioeconômicas e melhorar as condições de vida das populações mais vulneráveis.
Déficit para a Universalização do Serviço: Será avaliado o grau de defasagem das localidades e municípios em relação aos serviços de água e saneamento básico, levando em consideração as metas estabelecidas para a universalização.
Número de Pessoas: Será considerada a quantidade de pessoas residentes nas localidades.
Situação da Rede de Água, Reservação e Fonte de Produção: Será avaliado o estado atual da infraestrutura de abastecimento de água, considerando a qualidade, a capacidade de distribuição e a existência de vazamentos e perdas. Será verificado se as localidades possuem sistemas adequados de reservatórios de água, garantindo o abastecimento contínuo. E também será analisada a capacidade e a qualidade das fontes de água utilizadas para o abastecimento das localidades, levando em conta fatores como disponibilidade, regularidade e sustentabilidade.
Solução de Esgotamento Existente: Será verificada a existência de planos e projetos para a ampliação e melhoria dos sistemas de esgotamento sanitário, visando a cobertura completa das localidades e a proteção dos recursos hídricos.
Prazo Contratual: Será levado em conta o prazo estabelecido nos contratos vigentes para a realização de investimentos e obras relacionadas aos serviços de água e esgoto.
É importante ressaltar que esses critérios serão utilizados de forma conjunta e integrada, a fim de garantir uma análise abrangente e justa das localidades a serem atendidas pelo programa Universaliza Minas.
Arquivo Copasa
O novo Marco Legal do Saneamento, regulamentado pela Lei Federal n° 14.026, reforça a responsabilidade dos gestores municipais na universalização do acesso à água tratada e à coleta e tratamento de esgoto, sobretudo ao cumprir as metas até 2033, que definem que a oferta de água tratada deve atingir
99% da população e a coleta de esgoto, 90%.
Para saber mais sobre a lei, acesse o link ao lado. ⯈
Para saber mais sobre a lei, acesse o link a baixo. ⯆
Para mais informações sobre o Universaliza Minas e para encaminhar demandas do seu município, envie uma mensagem para:
universaliza.minas@copasa.com.br