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Ao longo do caminho, encontramos pessoas indo na mesma direção e outras em sentido contrário. Aprendemos com todas elas, mas há as que seguem ao nosso lado, no mesmo ritmo, com objetivos parecidos; essas são essenciais. Uma longa caminhada é tanto mais agradável e produtiva quanto melhor é a companhia. Um bom espetáculo também não se faz sozinho; é fruto de um processo coletivo e integrado. Por tudo isso, comprometimento é uma das palavras-chave para o grupo Ponto de Partida e para a COPASA.

 

A COPASA E SEUS EMPREGADOS
(GRI LA1)

A Política de Gestão de Recursos Humanos da COPASA preconiza a promoção do tratamento justo, ético, isonômico e democrático aos empregados, buscando compatibilizar as expectativas e interesses entre eles e a Companhia.

A Empresa busca conhecer as expectativas e necessidades dos empregados por meio da realização, bianual, da Pesquisa de Clima Organizacional, que permite a gestão do indicador de desempenho Clima Organizacional (CLOG). A análise do resultado subsidia o planejamento de ações visando manter a qualidade e a harmonia no ambiente de trabalho, buscando uma melhor qualidade de vida e do desempenho de todos empregados.

A pesquisa realizada, por amostragem, em 2010 demonstrou um índice de favorabilidade de 76%, superior à média de mercado, que é de 69,7% - apurada em pesquisa realizada com 20 empresas mineiras de médio e grande porte.

A COPASA encerrou o ano de 2011 com 11.535 empregados.

Com relação à distribuição espacial, 42% do total, ou seja, 4.894 empregados trabalham na
Região Metropolitana de Belo Horizonte, dos quais 33% na administração central e 67% na operação dos sistemas atendidos nessa região.

 

VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE

Na COPASA, as pessoas são recrutadas, selecionadas e contratadas de acordo com critérios estabelecidos em editais de concurso público e comunicados internos, ambos amplamente divulgados Para garantir igualdade de oportunidades, imparcialidade e justiça, a Companhia estimula práticas. inclusivas, como no caso do processo seletivo interno para cargos de confiança, que prevê, em caso de empate na pontuação final, preferência para as candidatas do sexo feminino e para as(os) candidatas(os) negras(os), nessa ordem.

Os editais de concurso público preveem 10% dos postos de trabalho vagos de cada cargo para admissão de pessoas com necessidades especiais e a Empresa tem buscado adequar suas dependências com elevadores especiais, rampas de acesso e banheiros próprios para cadeirantes.

A Companhia promove o respeito à diversidade religiosa, permitindo a realização de missas, cultos e outros eventos em seus espaços internos. A comemoração do Dia Internacional da Mulher é um evento de significância no calendário da COPASA, promovida com a presença da Diretoria Executiva e com o apoio da Associação dos Empregados da COPASA, de suas Subsidiárias e Patrocinadas (AECO). Nesse dia é oferecida diversificada programação cultural e artística às empregadas. Em 2011, a programação reforçou a importância e as razões da ascensão da mulher na sociedade moderna.

Desde 2003, os empregados homossexuais podem incluir seus companheiros(as) de mesmo sexo como dependentes na Associação de Assistência à Saúde dos Empregados da COPASA (Copass Saúde). Com essa atitude, a Companhia se antecipou à implantação da Súmula Normativa 12/10, assinada pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

* Salário Mínimo vigente em dezembro de 2011 (GRI LA14)

Em 2011 a faixa salarial média da COPASA demonstrou elevação comparativamente a 2010 devido à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) nos salários e ao aumento da base da Gratificação de Desempenho Institucional (GDI) de 12% para 13,5%.

(GRI LA13)

(GRI LA13)

(*) A classificação dos empregados por raça é realizada por autodeclaração.
(**) Embora parda não seja classificada como raça, utilizou-se este termo para ampliar o entendimento sobre a composição do quadro funcional da COPASA.

* Salário Mínimo vigente em dezembro de 2011

Em 2011, o salário mais baixo da COPASA atingiu, a partir da data base da categoria (maio), um valor 13,72% maior que o salário mínimo nacional. Apenas 0,87% dos empregados da Companhia recebem o menor salário. (GRI EC­5) 

 

OPORTUNIDADES PARA TODOS

A gestão de recursos humanos prevê iniciativas com o objetivo de possibilitar o desenvolvimento profissional dos candidatos e empregados, tais como:

Absorção de Pessoal: na assunção de sistemas operacionais, por meio do Contrato de Programa assinado com as prefeituras, poderá ocorrer absorção de pessoal dessas instituições, desde que os empregados estejam trabalhando na atividade de saneamento básico, sejam concursados e atendam aos requisitos exigidos pela Companhia. A absorção deve ocorrer no prazo máximo de seis meses após o início de operação. No ano de 2011 foram absorvidos 27 empregados das prefeituras, nos termos da legislação vigente. (GRI EC­7)

Analista Master e Técnico Especialista: para sedimentar o aprendizado organizacional, a COPASA mantém essa especialidade de profissionais especializados, referenciais de excelência técnica, notório saber e com reconhecida capacidade técnica para propor soluções referentes às políticas e diretrizes de gestão empresarial e operacional.

Concurso Público: processo seletivo realizado em conformidade com a Constituição Federal, por meio do qual a Empresa recruta, seleciona e contrata pessoas tendo como objetivo principal atender necessidades de mão-de-obra e gerar cadastro de reserva para preenchimento de vagas.

Contratação de Aprendizes: a COPASA admite aprendizes, nos termos da legislação vigente, concedendo-lhes um aporte financeiro de meio salário mínimo, além de encargos (FGTS e INSS) e vale-transporte. Em 2011, por meio de uma parceria firmada com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a COPASA contratou 238 jovens aprendizes com idade entre 16 e 24 anos, sendo 155 do sexo feminino e 83 do masculino. São oferecidos cursos de aprendizagem em processos administrativos, instalação elétrica predial e instalação de sistemas hidrossanitários.

Crescimento Profissional: com base em avaliações individuais de desempenho aplicadas a partir do momento em que o empregado ingressa em uma especialidade que requeira um período de aprendizagem para alcance da maturidade, experiência e competências individuais e funcionais necessárias. Conforme o resultado obtido, o empregado poderá ter seu crescimento para um nível e/ou faixa imediatamente superior, até alcançar a plenitude de sua faixa salarial na mesma especialidade. Em 2011, foram realizadas 3.485 avaliações de crescimento profissional, 6.455 avaliações por competência e 81 para ocupantes de cargo de confiança. (GRI LA12)

Plano de Carreiras, Cargos e Salários (PCCS): instrumento norteador das ações de administração funcional e salarial. Em 2011, o PCCS passou por revisão, subsidiada pelo resultado obtido em pesquisa de opinião envolvendo os empregados da COPASA e sindicatos representantes da categoria. Nessa pesquisa, realizada em 2010, 74% dos empregados enviaram sugestões, assim como o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Minas Gerais (SINDÁGUA) e o Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (SENGE). A revisão possibilitou mais dinamismo nas movimentações funcionais, com aprimoramento da estrutura de cargos e das condições e critérios de provimento de postos.

Processo Seletivo Interno para Cargos de Confiança: realizado duas vezes por ano, é o processo pelo qual a empresa identifica empregados com potencial de liderança para provimento de vagas em cargos de confiança. Os novos gestores da Companhia, em todos os níveis hierárquicos – exceto presidente, diretores e alguns outros cargos estratégicos - são selecionados por meio de avaliações técnicas e comportamentais, de acordo com regras estabelecidas em regulamento específico, disponível aos empregados. Visando renovar o seu quadro gerencial e manter a competitividade interna, os gerentes que completam seis anos na função também participam do processo seletivo, caso tenham interesse em permanecer no cargo.

Em 2011, 105 empregados inscreveram-se nesse processo seletivo. Como resultado, 20 novos gerentes foram selecionados. Essas novas lideranças têm o apoio do Programa de Acompanhamento e Desenvolvimento de Novos Gerentes, que promove a adaptação e o desenvolvimento dos empregados selecionados para ocupar cargos gerenciais. Para tanto, prevê: orientação sobre o desempenho no processo seletivo, reuniões de feedback com o superior hierárquico, construção do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), grupos de desenvolvimento, ciclo de palestras sobre os processos internos de interesse dos novos gerentes, entrevista de acompanhamento do primeiro semestre no cargo, reuniões de orientação e retorno aos superiores hierárquicos. Em 2011, o programa beneficiou 14 novos gerentes.

Programa de Estágio: em 2011, foram ofertadas 135 vagas de estágio para universitários e técnicos de nível médio, que realizaram estágio na Empresa, que também oferece oportunidade de estágio aos seus empregados estudantes. Em 2011, 113 empregados estagiaram na própria Empresa.

Programa Trainee: seleciona, anualmente, de acordo as regras estabelecidas em regulamento específico, os profissionais com maior potencial para aproveitamento e aprendizado. Em 2011, 14 empregados aprovados em processo seletivo tiveram a oportunidade de ampliar a visão sistêmica dos processos organizacionais da COPASA e de seu modelo de gestão, além de desenvolver as competências de orientação ao negócio e a ampliação do foco corporativo. Desde a sua criação, 70 empregados participaram, sendo que 16 deles ocupam, atualmente, cargos gerenciais.

Progressão Funcional: elevação funcional do empregado a uma atividade de maior valoração para provimento de posto de trabalho vago, desde que atenda aos requisitos exigidos e aos critérios estabelecidos no Regulamento do Plano de Carreiras, Cargos e Salários (PCCS).

Seleção Interna para Cargos Efetivos: processo pelo qual a COPASA recruta e seleciona, entre os empregados que atendam aos critérios estabelecidos, aquele que reúne as melhores condições para provimento de um determinado posto de trabalho vago. Em 2011 foram publicados 60 editais, referentes a 80 vagas, com inscrição de 993 candidatos.

 

CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
(GRI LA11)

Os preceitos da educação corporativa na COPASA buscam fomentar o desenvolvimento das competências individuais necessárias à consolidação da cultura da excelência empresarial e à sustentação da vantagem competitiva da Companhia. Em 2011, foram investidos R$ 1,1 milhão em ações de capacitação e desenvolvimento dos empregados, com a oferta de 44.984 oportunidades de treinamento e 418 mil horas de atividades realizadas. Essas ações de educação corporativa foram voltadas para o negócio da Empresa. Nesse caso, realizadas por meio de eventos com instrutores internos, o que resultou em redução com despesas de inscrições e  instrutores.

(GRI LA10)

As necessidades de capacitação e desenvolvimento dos empregados são identificadas por meio do Levantamento de Necessidades de Treinamento, processo realizado anualmente com todas as unidades organizacionais, sendo o insumo para a elaboração do Programa de Educação Corporativa, cujo objetivo é assegurar a continuidade do processo de geração, detenção e multiplicação do conhecimento na COPASA.

Outra iniciativa para incentivar o crescimento profissional, é a ampliação das competências dos empregados e sua participação em cursos técnicos profissionalizantes para agentes de saneamento com subsídios financeiros que variam de 50% a 90%; e de especialização, para analistas de saneamento.

 

REMUNERAÇÃO POR RESULTADOS

Os mecanismos de remuneração variável buscam promover, valorizar e aprimorar as potencialidades dos empregados; motivando-os para a obtenção de melhores resultados.

Nesse sentido, a COPASA utiliza modelos de remuneração variável que premiam o esforço coletivo para atender as metas definidas no planejamento estratégico:

Gratificação de Desempenho de Encarregado de Sistema: instituída em 2011, é concedida ao empregado ocupante da especialidade de encarregado de sistema, em função da apuração do desempenho operacional da(s) localidade(s) sob sua responsabilidade.

Gratificação de Desempenho Gerencial: sistema de avaliação que premia mensalmente os empregados ocupantes de cargo de confiança em função da apuração do desempenho de sua unidade em relação ao alcance das metas estabelecidas, segundo uma auditoria de práticas lançadas no Sistema de Apoio e Desenvolvimento do Sistema de Gestão.

Gratificação de Desempenho Institucional: sistema de avaliação trimestral com relação direta com os objetivos estratégicos da Empresa que premia mensalmente os empregados, de acordo com o resultado obtido por sua unidade de trabalho. Em 2011, o percentual dessa gratificação passou de 12% para 13,5%.

Participação nos Lucros: consiste na distribuição de parte do lucro líquido anual da Empresa aos empregados, em conformidade com a legislação trabalhista. É calculado de forma linear, sendo o valor igual para todos os empregados, independentemente do nível de remuneração.

 

SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL

(GRI LA6; LA9) As ações relativas à saúde e segurança ocupacional na COPASA são reguladas pela legislação em vigor e por uma cláusula específica de saúde, segurança e medicina do trabalho presente no Acordo Coletivo de Trabalho firmado entre a Companhia e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Minas Gerais (SINDÁGUA), o Sindicado dos Administradores no Estado de Minas Gerais (SAEMG) e o Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (SENGE-MG).

A base das ações em saúde e segurança ocupacional dos empregados são o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). O primeiro permite identificar e propor soluções para situações do trabalho que podem resultar em prejuízo para a saúde do empregado. O segundo possibilita o acompanhamento da saúde dos empregados por meio de exames admissionais, periódicos, demissionais e outros.

(GRI LA8) Outras ações complementam a estratégia de manutenção da saúde e segurança ocupacional na COPASA:

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA): os profissionais da medicina e da segurança no trabalho, com o apoio das 68 CIPAs existentes, identificam e tratam os riscos relacionados à saúde ocupacional, segurança e ergonomia, em atendimento à NR 9 da Portaria 3.214/78, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Grupo de Trabalho em Ergonomia: presta serviços de consultoria técnica às unidades organizacionais na prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, de modo a proporcionar o máximo de saúde, conforto, segurança e desempenho eficiente aos empregados, além de desenvolver projetos de ergonomia e subsidiar as demandas de perícias judiciais. Em 2011 foi introduzido um ciclo de palestras para empregados ocupantes de cargo administrativo referente à correta utilização dos postos de trabalho informatizados.

Programa de Assistência Especial: destinado a empregados e dependentes portadores de necessidades especiais, oferece reembolso de despesas com tratamentos de saúde específicos e atendimento escolar diferenciado. Em 2011, foram atendidos 319 beneficiários, sendo 75 empregados e 244 dependentes.

Programa de Atenção à Saúde e Prevenção de AIDS (APA): atua em caráter preventivo, educativo e de assistência ao portador do vírus HIV e ao doente de AIDS. Os trabalhos de prevenção envolvem palestras, distribuição de material educativo e de preservativos nas campanhas anuais, dentre outras atividades. Já os trabalhos de apoio objetivam proporcionar tratamento para o portador do HIV, que inclui a realização de exames laboratoriais, atendimento psicossocial, médico, odontológico e fornecimento de medicamentos específicos, além de orientação e assistência aos familiares. O programa conta com a participação de 113 multiplicadores.

Em 2011, foi realizado o Projeto da Campanha APA Carnaval 2011, que desenvolveu 95 intervenções educativas sobre saúde e prevenção à AIDS e teve a participação de 2.175 empregados que também foram contemplados com preservativos. Cada evento constou de uma palestra ministrada por uma psicóloga especializada no assunto, onde foram abordados os temas: vulnerabilidade, controle social, prevenção, auto e mútuo cuidado, tratamento e convivência com HIV/AIDS. Em Belo Horizonte e Região Metropolitana, em parceria com o Teatro COPASA, a Campanha contou com apresentações de esquetes itinerantes.

Outro evento realizado foi o Fórum Interno de Prevenção à AIDS, nos dias 27 e 28 de abril de 2011, no auditório da sede da COPASA, com o tema “Práticas para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho saudável”. O objetivo foi capacitar os participantes da rede de Multiplicadores da Saúde e Informações sobre AIDS (MSI).  Também ocorreu o II Seminário de Promoção da Saúde, realizado nos dias 26 e 27 de outubro, no qual os MSIs se reuniram com profissionais da área de saúde, que contribuíram para a ampliação de perspectivas de trabalhos do APA, como a incorporação de informações sobre hepatites virais e sífilis.
 
Programa de Ginástica Laboral: implantado em 2011, são realizadas três sessões diárias na sede da Empresa, conduzidas por fisioterapeuta, em horários e locais diferentes para possibilitar a participação do maior número possível de empregados. O programa foi expandido para três unidades, localizadas nos municípios de Montes Claros, Corinto e Leopoldina.

Programa de Prevenção e Atendimento ao Sujeito em Relação ao Álcool e às Drogas (PASA): com o objetivo de reduzir as doenças relacionadas com as dependências químicas, o absenteísmo e os acidentes de trabalho; são ministradas palestras para os públicos interno e externo sobre a prevenção ao alcoolismo, tabagismo e as outras dependências químicas. Realiza o acompanhamento do processo de tratamento: avaliação diagnóstica, projeto individual terapêutico, reuniões dos grupos terapêuticos (acolhimento, manutenção da abstinência, fortalecimento e antitabagismo), orientação e apoio aos familiares dos participantes do programa e atendimentos de urgência. Conta com o apoio de 69 multiplicadores.

Inclui o tratamento do tabagismo, com o fornecimento subsidiado de medicamento, a contratação de profissionais psicólogos por meio do convênio entre a COPASA e a Copass Saúde. Em 2011 foi realizada uma palestra sobre tabagismo, ministrada por profissional da área de saúde, com o objetivo de explicar os efeitos nocivos das substâncias tóxicas do cigarro na saúde dos fumantes ativos e passivos.

Anualmente é realizada a “Solenidade Anual do Programa de Prevenção e Atendimento ao Sujeito em relação ao Álcool e às Drogas”, que é mais um recurso terapêutico do Programa, pois além de renovar o compromisso dos empregados participantes com a sobriedade, renova também a esperança dos profissionais de saúde, familiares e os demais empregados com a percepção da possibilidade da superação e vitória sobre a dependência química. Os resultados obtidos pelo Programa PASA têm efeitos na saúde integral, nos hábitos e comportamentos dos empregados, levando-os a atitudes positivas com reflexos no trabalho, na família e na vida em sociedade.

Programa de Reabilitação Profissional: em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), possibilita a movimentação funcional do empregado que apresenta incapacidade para exercício de sua função original devido a algum problema de saúde. Em 31 de dezembro de 2011, 59 processos de reabilitação estavam em andamento. Os empregados em processo de reabilitação são acompanhados por médicos e assistentes sociais e realocados em novas funções nas quais seja possível o aproveitamento e valorização do seu potencial laborativo.

Alguns números pontuam os resultados da saúde e segurança ocupacional da COPASA:

  • o índice de recuperação dos empregados acompanhados pelo PASA no tratamento de alcoolismo e outras dependências químicas, nos últimos três anos, foi de 61,3%;
  • 1.384 empregados treinados em informações sobre prevenção das DST/AIDS, em 2011;
  • 3.316 empregados participantes de treinamento com foco na prevenção de acidentes, contemplando cursos sobre NR 10, NR 33, CIPA, Combate a Incêndio, Condução de Veículo com Carga Perigosa, Segurança do Trabalho, entre outros;
  • redução do percentual de acidentes do trabalho com afastamento no ano de 2011 em relação a 2010.

(GRI LA7)

Em 2011, a taxa de gravidade dos acidentes de trabalho aumentou devido à ocorrência de dois acidentes automobilísticos com morte.

Outras ações desempenhadas:

Combate à Dengue: em apoio aos esforços do Governo do Estado de Minas Gerais, em 2011 a COPASA ampliou sua Campanha Interna de Combate à Dengue. Com o Decreto Estadual 45.494/10, foram instituídas as comissões permanentes de combate a focos do mosquito transmissor da dengue em todos os órgãos e entidades públicas do Estado de Minas Gerais. A COPASA criou o Comitê Permanente de Enfrentamento à Dengue, constituído por 52 comissões internas vinculadas às unidades organizacionais da Empresa.

Após treinamento dos 503 Coordenadores e Agentes de Combate à Dengue, as comissões iniciaram o mapeamento de locais de risco nas unidades da Companhia, eliminando os focos dos possíveis criadouros do mosquito. Esse controle é realizado permanentemente, com reuniões mensais e emissão de relatórios repassados ao Governo do Estado. A COPASA confeccionou material informativo próprio para distribuição interna, disponibilizou cartilhas on line, participou de eventos com a comunidade e realizou apresentações de atores fantasiados de “mosquitões” com distribuição de panfletos em diversos eventos. A Empresa também sensibiliza os empregados para levarem a campanha a seus familiares e redes de relacionamento, contribuindo com os órgãos públicos de saúde no enfrentamento à dengue.

Em 2011, a COPASA foi agraciada com a Medalha do Mérito da Saúde, concedida pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. A comenda, instituída pelo Decreto nº 41.337/00, objetiva homenagear entidades, pessoas e empresas que tenham se destacado, no Estado de Minas Gerais, por serviços prestados à saúde pública. A Prefeitura de Patos de Minas também concedeu à COPASA um certificado de reconhecimento do importante trabalho da Empresa no apoio à Campanha Municipal de Combate à Dengue.

Dia Internacional da Enfermagem: a COPASA, por meio do Programa Em Dia com a Saúde e a Segurança do Trabalho, promoveu uma série de palestras com o foco na saúde dos empregados, em comemoração ao Dia Internacional da Enfermagem. Também foi disponibilizado para os empregados, na sede da Companhia, serviço de medição de pressão arterial com a equipe interna da enfermagem e dos parceiros Laboratório São Marcos e Hospital de Olhos.

Dia Nacional de Saúde e Nutrição: para comemorar o Dia Nacional de Saúde e Nutrição, em 31 de março, a COPASA disponibilizou no Ambulatório Médico, localizado na sede da Empresa, atendimento para medição do Índice de Massa Corporal (IMC) e demais orientações nutricionais, disponibilizadas por estudantes do curso de nutrição da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Treinamento de Brigadistas: A COPASA, em parceria com o Primeiro Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, ministrou em 2011 um treinamento de capacitação de brigadistas para 127 empregados. A formação da Brigada de Incêndio é obrigatória e prevista na Portaria do Ministério do Trabalho 3.214/78, em sua Norma Regulamentadora nº.23.

 

BENEFÍCIOS COM RESPONSABILIDADE E QUALIDADE DE VIDA
(GRI EC3)


O Programa de Benefícios da COPASA é garantido em Acordo Coletivo de Trabalho e tem sido considerado um dos melhores entre as empresas similares do mercado do ponto de vista dos benefícios concedidos. A Pesquisa de Clima Organizacional, realizada por amostragem, aplicada em 2010, referendou a satisfação dos empregados com os programas de saúde e benefícios, apresentando um índice de 85% de favorabilidade em questão específica sobre o assunto.

A COPASA promove a melhoria da qualidade de vida dos empregados, buscando atender aos fatores relativos à saúde, lazer, assistência social e financeira.

Para tanto, uma das iniciativas são os benefícios oferecidos a seus empregados, independente do regime de contratação (prazo determinado ou indeterminado) ou carga horária: assistência médica e odontológica; assistência especial; seguro de vida em grupo; auxílio-educação; auxílio-educação especial; auxílio-funeral; vale-transporte; tíquete refeição/alimentação; cesta básica; cesta de natal; lanche padrão; auxílio-creche e auxílio-moradia.  (GRI LA3)

Acompanhamento Psicossocial: objetiva contribuir para a melhoria do bem-estar pessoal e do desempenho profissional dos empregados. A demanda de acompanhamento pode ser apresentada pelo gerente do empregado, pelo próprio empregado, por um familiar ou colega de trabalho. O processo inicia com uma análise do histórico funcional, seguido de entrevista com o empregado feita por psicólogas e/ou assistentes sociais, quando se identifica a natureza da demanda. O acompanhamento psicossocial, dependendo de cada caso, pode resultar em orientações ao empregado, à gerência, aos familiares, em encaminhamento a programas específicos da empresa ou a algum profissional da rede conveniada.

Associação dos Empregados da COPASA, de suas Subsidiárias e Patrocinadas (AECO): oferece benefícios aos seus associados, atingindo cerca de 30 mil pessoas, entre empregados e seus dependentes. Em 2011, consolidou a implantação de seu cartão magnético em todo o Estado de Minas Gerais, ampliando o benefício a todos os seus associados. Pelo segundo ano consecutivo, todos os dependentes de associados, com idade entre 6 e 14 anos, receberam um kit escolar, beneficiando um total de 4.700 crianças. Também foi realizado o Concurso de Redação, que envolveu 500 crianças e premiou os três melhores trabalhos em três categorias distintas, definidas conforme a faixa etária. A Associação ofereceu “empréstimo ao associado com um sonho a realizar”, beneficiando 1.659 associados. Outros 75 associados receberam o Empréstimo SOS, para apoio em situações de emergência financeira. A Associação também colabora com a promoção do bem-estar do empregado e de sua família. Além de eventos comemorativos como o Dia do Trabalhador, Festa Junina e Dia das Crianças, a Associação promove palestras educativas sobre câncer de mama e saúde oral. A AECO ampliou a rede de clubes conveniados em todo o Estado e realizou obras de melhorias no clube sediado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O esporte foi incentivado com a sistematização do patrocínio a associados que se destacam em algumas modalidades como o kung fu, judô, taekwondo, jiu-jitsu, ciclismo e dama. O Coral COPASA e a equipe de atletismo da Companhia também receberam apoio da Associação.

Empresa Cidadã: é facultado aos empregados a possibilidade de extensão de algumas faltas legais (casamento e luto de parentes diretos, por exemplo) e abonos que excedem a previsão legal, como aniversário e assistência a parente enfermo. A Companhia concede o acréscimo de 60 dias na licença maternidade, nos termos da Lei 11.770/08.

Programa de Apoio à Família e ao Adolescente (PAFA): desenvolvido para os filhos dos empregados, em parceira com o Serviço de Saúde do Adolescente, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Programa Saúde na Escola, da Escola de Saúde de Minas Gerais, realiza o atendimento aos adolescentes, dentro do contexto da família, incluindo a discussão sobre saúde e temas próprios da adolescência. O trabalho é realizado por meio do atendimento médico e da promoção de atividades educativas, como oficinas, palestras e reuniões entre pais e filhos. Em 2011 foram contemplados, aproximadamente, 200 adolescentes.

Programa de Planejamento Financeiro Familiar: o acesso a linhas de crédito financeiro é facilitado aos empregados da COPASA, com juros menores que os praticados no mercado, em função de convênios firmados com instituições financeiras. Em paralelo, a Empresa alerta os empregados sobre a necessidade de planejar, poupar e administrar bem suas despesas e sua remuneração. Nesse sentido, mantém o Programa de Planejamento Financeiro Familiar que ministra palestras sobre o assunto e dá orientações individuais. O Grupo de Teatro COPASA apresenta uma peça que dá destaque às situações cotidianas que envolvem a questão do orçamento familiar. Em 2011, esse Programa contemplou 318 pessoas, entre empregados e dependentes.

Programa de Preparação para a Aposentadoria: objetiva preparar o empregado para a aposentadoria. Em 2011 foram realizados seis seminários, com participação de 90 empregados e 56 acompanhantes. (GRI LA11)

Outro fator que garante tranquilidade para o empregado é a Fundação de Seguridade do Estado de Minas Gerais (PREVIMINAS), entidade fechada de previdência complementar que assegura suplementação de aposentadorias concedidas pelo INSS.

A COPASA mantém o Programa de Desligamento Voluntário de Empregados Aposentados e/ou em Condições de se Aposentar (PDV), que garante a rescisão do contrato de trabalho por dispensa sem justa causa, com todos os direitos previstos nesta modalidade, além de oferecer ao empregado a prerrogativa da utilização vitalícia do plano de saúde e seguro de vida em grupo, sem ônus para a Empresa. Em 2011, foram promovidos 186 desligamentos de empregados.

Programa Sou + COPASA: objetiva incentivar as boas práticas e promover melhorias nos quesitos Segurança, Organização e Urbanização (SOU) das unidades operacionais, com foco no bem-estar dos empregados e na valorização da imagem da Empresa. Anualmente, são premiadas as unidades que se destacaram no zelo pela sua conservação, conforme avaliação dos quesitos citados e do resultado de indicadores de desempenho que compõem o mapa estratégico.

 

RELAÇÕES SINDICAIS

A Companhia reconhece a representatividade dos sindicatos e zela pelo cumprimento dos acordos coletivos. O Acordo Coletivo de Trabalho em vigor abrange 100% dos empregados, garantindo-lhes todos os benefícios oferecidos pela Companhia. (GRI LA4)

Por ocasião da data base da COPASA, a cada ano é constituída uma comissão com representantes de todas as diretorias para conduzir, com os sindicatos, o processo de discussão e negociação da pauta de reivindicações apresentada. Para tratar dos assuntos rotineiros apresentados pelos sindicatos ao longo do ano, a Empresa mantém um diálogo constante com os representantes sindicais, assegurando a comunicação efetiva com as entidades representativas dos empregados.

Os principais sindicatos com os quais a COPASA mantém relações são o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Minas Gerais (SINDÁGUA), o Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (SENGE-MG) e o Sindicado dos Administradores no Estado de Minas Gerais (SAEMG).

 

EXERCÍCIO DA CIDADANIA

Todos os anos, os empregados da COPASA mobilizam-se em ações de responsabilidade social e promoção da cidadania que têm como fundamento a solidariedade e o interesse em contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e inclusiva. 


Doações

Em 2011, foi feita na sede da Companhia a campanha Natal dos Idosos, na qual foram arrecadadas mais de 11.000 fraldas descartáveis e cerca de 1.000 outros produtos de higiene pessoal, que foram doados a diversas instituições. Os empregados de Contagem participaram da Campanha com a arrecadação de materiais de higiene e limpeza, doados ao Lar do Idoso Recanto dos Amigos. Em Divinópolis, os empregados doaram fraldas geriátricas e material de higiene pessoal e de limpeza para o Asilo Frederico Ozanan. As crianças carentes do Município de Santos Dumont foram contempladas com brinquedos arrecadados na Campanha de Natal Ação Solidária.

Em Almenara, foi realizada a Campanha Natal Solidário, em parceria com outras empresas e instituições da cidade, mediante a coleta de cestas básicas para entidades beneficentes.  Em Diamantina, a campanha beneficiou a entidade Casa Lar e alunos da localidade de Extração, onde foi feita a distribuição de presentes e lanches. Em Alfenas, foram doados recursos financeiros e cestas básicas para a Casa da Criança de Campestre, que abriga 85 crianças carentes.

Em Patos de Minas, foi realizada uma Campanha de Natal com doações de bolas para jogos esportivos e direcionadas para crianças carentes da cidade. Essa prática foi desenvolvida a partir da adoção de cartas escritas por crianças do Centro de Apoio e Integração da Criança (CAIC), que atende cerca de 250 crianças. Os empregados de Betim, em parceria com a Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Velhice (APROMIV), realizam a Campanha do Brinquedo e a Campanha do Agasalho, que em 2011 arrecadaram 2.800 peças de agasalho e 1.253 brinquedos. Em Ribeirão das Neves foram doados brinquedos para as crianças da Creche Semeando Vida, beneficiando aproximadamente 50 crianças.

A Campanha do Agasalho, promovida em Corinto, Curvelo, Pompéu e Três Marias, arrecadou cerca de 13.000 peças entre roupas, calçados e cobertores, que foram distribuídas entre as seguintes entidades assistenciais: Asilo da Velhice Desamparada, Servas dos Pobres Sagrada Família (Bela Vista e Centro), Centro de Acolhida e Promoção Social (CEAPS), Assistência Social Bom Pastor e Casa de Acolhida de Menores, em Curvelo; Casa Paroquial da Igreja de Santo Antônio com Cristo, em Corinto; Posto de Saúde do bairro Ipiranga, em Três Marias; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em Alfenas.

Nos Municípios de Curvelo, Pouso Alegre e Santa Luzia, os empregados realizam, mensalmente, doações de cestas básicas para famílias carentes. Em Curvelo foram beneficiadas 276 famílias. Em Salinas, Bom Despacho e Brumadinho são realizadas doações de cestas básicas e roupas, arrecadadas na confraternização de final de ano, que beneficiam famílias necessitadas da região.

Em Varginha foram arrecadados mais de 100 litros de leite, que foram doados a pacientes oncológicos do Hospital do Câncer Infantil da cidade. Também foram arrecadadas fraldas geriátricas para a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, além de materiais de limpeza para a Associação Protetora dos Animais. Outra importante iniciativa dos empregados é a parceria com os Correios na Campanha de Adoção de Cartas ao Papai Noel. Em São Sebastião do Paraíso foram realizadas campanhas de doação de cestas básicas a famílias carentes, brinquedos a entidades de assistência a crianças carentes e fraldas geriátricas a pessoas portadoras de deficiência física. Em Itajubá, foram destinadas doações ao Asilo e à Instituição Viva Vida, que cuida de pessoas portadoras de câncer.


Reciclagem de materiais

Algumas unidades da COPASA realizam a coleta seletiva e promovem a reciclagem de materiais diversos. Além da conscientização e preservação ambiental, essa ação promove a inclusão social, por meio de parcerias com associações de catadores e entidades beneficentes.

No Município de Frutal, os materiais coletados destinam-se à Casa da Criança e do Adolescente e Asilo São Vicente de Paula. Para a Associação Patense de Reciclagem (APARE), em Patos de Minas, a reciclagem de materiais é fonte de renda para mais de 20 famílias. Para escolas municipais de ambas as cidades, Frutal e Patos de Minas, é realizada a doação de bombonas plásticas destinadas à coleta seletiva de lixo (reciclável e comum), da mesma forma que também são reaproveitadas em áreas da Empresa. Também foi firmada uma parceria em Patos de Minas com a empresa Recóleo, para coleta e reciclagem de óleo vegetal. Em 2011 foram fornecidos 240 coletores para o programa.

Em Curvelo, o Projeto Reciclar promove o repasse de aproximadamente 40 kg de materiais recicláveis à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis. Em Santa Luzia, o programa desenvolvido recolhe 200 kg de papel, mensalmente. A ONG Sol Crescente, localizada no Município de Dores do Indaiá, foi beneficiada com os materiais descartáveis.

Em Ribeirão das Neves há o programa “DTRN Ambientalmente Educado”, que tem como objetivo segregar materiais recicláveis para a doação e propor mudança de hábitos em relação ao meio ambiente. Os materiais são destinados para a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Ribeirão das Neves (COMARRIN).

Os sistemas produtores do Rio Manso, em Brumadinho, e de Ibirité mantêm parceria com a Associação dos Catadores do Vale do Paraopeba (ASCAVAP), visando a destinação adequada dos resíduos recicláveis gerados em suas dependências. A Divisão de Produção Rio das Velhas e Morro Redondo mantém parcerias com cooperativas de coleta seletiva de lixo dos Municípios de Nova Lima e Raposos.


Mobilização

Em Patos de Minas, os empregados se engajaram na Campanha 5ml de Esperança, cujo objetivo é incentivar a doação de medula óssea. Além disso, divulgar a campanha nas faturas de água/esgoto de 20 localidades na região, alcançando aproximadamente 70 mil imóveis e promoveram uma palestra ministrada por técnico  do Hemominas. Os empregados também participaram da coleta de sangue para cadastro no banco de doadores.

Em Contagem, a COPASA apoia o Grupo de Artesanato Flores do Ipê, prestando orientações às suas integrantes no desenvolvimento dos seus produtos e auxiliando no processo de comercialização. O grupo é composto por mulheres de uma região de alta vulnerabilidade social do município.

 

RELACIONANDO E EDUCANDO COM ARTE

A COPASA promove e incentiva a expressão artística de seus empregados, apoiando diversas atividades de cunho social e cultural:

Contadores de Histórias: constituído por empregados que se especializaram na arte de contar histórias. A proposta do grupo é contribuir para o relacionamento da COPASA com a sociedade e o público interno. Em 2011, o grupo fez 21 apresentações em eventos internos e externos, para um público de, aproximadamente, 3.600 pessoas.

Coral COPASA: com 32 integrantes, entre empregados e familiares, participa de eventos sociais e culturais, especialmente no Estado de Minas Gerais. Em 2011, o Coral COPASA fez 20 apresentações, destacando-se o Concerto Comemorativo dos seus 30 anos e os Concertos de Natal nas cidades de Desterro do Melo e São Francisco, beneficiando um público aproximado de 9.000 pessoas. Nas festividades natalinas, o Coral COPASA apresentou um concerto, realizado no pátio da sede da Empresa, para o público interno e convidados residentes na comunidade do entorno.

Encontro Marcado: iniciativa desenvolvida para estimular a integração entre os empregados e o desenvolvimento dos seus dons artísticos, proporcionando momentos de descontração, o que contribui para a melhoria do clima organizacional. Em 2011 aconteceram nove encontros.

Grupo de Teatro COPASA: composto por oito empregados, objetiva valorizar os talentos internos e utilizar a linguagem lúdica do teatro para disseminar temas estratégicos para a Empresa e suas partes interessadas. Entre os temas abordados pelo grupo estão a segurança do trabalho; a promoção da saúde; a prevenção de doenças como DSTs/AIDS, cólera e tétano; o alcoolismo, o tabagismo e outras drogas; a prevenção de acidentes; a ergonomia; o atendimento ao público; a qualidade; o planejamento financeiro; e a excelência da gestão.


Iniciativas de Promoção da Cultura, Esporte e Saúde 

Curso de Origami: em 2011, o Grupo de Contadores de Histórias, em parceria com a Associação dos Empregados da COPASA, de suas Subsidiárias e Patrocinadas (AECO), realizou uma oficina de origami para os empregados da COPASA, denominada Transformando papel em arte.

Festa 25 anos: anualmente, a COPASA homenageia os empregados que completam 25 anos de serviços prestados à Companhia. Em 2011 foram 182 profissionais que há 25 anos contribuem para melhorar a qualidade de vida de milhões de mineiros.

Promovendo Novos Talentos: foi realizado, com o apoio da COPASA, o Show Musical Som Maior 10 – O Método e a Conquista, espetáculo que teve a participação de 105 alunos da Som Maior Cursos Populares, entre empregados da COPASA e seus dependentes. O coordenador e demais professores dessa Escola também são empregados. O show dos alunos revela grandes talentos e incentiva o desenvolvimento sociocultural dos participantes.

Promovendo o Esporte: três jovens nadadores, filhos de empregados da COPASA, foram aprovados no processo seletivo para a equipe de base do Instituto Talentos Esportivos / Gota D´Água. A iniciativa é uma parceria entre COPASA e a instituição, e conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte. O processo seletivo, que ocorreu na academia, teve a participação de 13 atletas filhos de empregados da COPASA, dos quais três foram aprovados e farão parte da equipe de base formada por nadadores com idades entre 8 a 11 anos. 

Em parceira com o Mackenzie Esporte Clube, foi realizado processo seletivo para a formação de equipes de alto rendimento nas modalidades voleibol e basquetebol. O projeto, que conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte, atenderá a 190 atletas entre 11 e 19 anos e objetiva fornecer infraestrutura para o desenvolvimento de jovens talentos esportivos. A seleção para as equipes de basquete e voleibol teve participação de 24 filhos de empregados da COPASA, nove atletas foram aprovados e terão a oportunidade de compor a equipe de base do clube.