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RELATÓRIO ANUAL E DE SUSTENTABILIDADE 2011
(GRI 3.3; 4.17)

Desde 2005, a COPASA publica os seus resultados - econômicos, sociais e ambientais - integrados em um único documento, o que possibilita atender às demandas por informação dos mais diversos públicos de forma mais ampla, ágil e objetiva. E assim, atender às expectativas das partes interessadas, retratando o desempenho da Empresa durante o exercício findo.
A Companhia vem aprimorando constantemente o processo de elaboração dos seus relatórios. Após um intervalo de dois anos, no exercício de 2010 o Relatório Anual e de Sustentabilidade voltou a seguir a metodologia da Global Reporting Initiative (GRI). Em 2011, pelo segundo ano consecutivo, a Empresa aplica o nível B das diretrizes GRI. (GRI 3.1; 3.2; 3.11)

O Relatório Anual e de Sustentabilidade 2011 reúne informações e dados da Companhia colhidos em todas as suas unidades no Estado de Minas Gerais, e contempla as ações desenvolvidas e os resultados empresariais e sociais obtidos ao longo do período considerado. Em alguns trechos do relatório, foram detalhados casos específicos de unidades distintas, devido a sua relevância para a localidade ou para o público envolvido. (GRI 3.7; 3.8)

Além disso, foram observados os seguintes princípios: (GRI 3.5)

Inclusão das partes interessadas: foram identificadas como principais partes interessadas da COPASA os clientes; as comunidades e a sociedade em geral; os empregados da Companhia; o Governo do Estado de Minas Gerais; os fornecedores e prestadores de serviços; o mercado de capitais e investidores; e as prefeituras municipais. (GRI 4.15)

Abrangência: foram analisados e relatados os temas, informações e indicadores considerados de importância para a avaliação das estratégias e do desempenho da COPASA, como empresa unitária, nas dimensões econômica, ambiental e social. Informações complementares sobre as empresas subsidiárias da COPASA foram assimiladas em alguns casos, indicados ao longo do texto.  (GRI 3.6)

Materialidade: em 2011, a COPASA introduziu uma análise formal de materialidade para identificar as questões de sustentabilidade mais relevantes para seu negócio e para suas partes interessadas. Durante o processo, foram levantadas as questões que poderão interferir nas decisões dos públicos de interesse, buscando entender suas perspectivas sobre questões prioritárias para a Companhia.
O roteiro de análise da materialidade identificou as principais questões nas perspectivas interna e externa, conforme exposto abaixo:


Questões de materialidade na perspectiva estratégica para a COPASA

  • Impacto financeiro;
  • metas divulgadas no Relatório Anual e de Sustentabilidade 2010;
  • políticas formais ou compromissos públicos assumidos (termos de ajustamento de conduta, medidas compensatórias e mitigatórias em processos de licenciamento, códigos e compromissos de responsabilidade social).

Questões de materialidade para os stakeholders

  • Assuntos que outras organizações do setor de saneamento, nacionais e estrangeiras, consideram materiais;
  • temas relevantes para os principais stakeholders.

Os stakeholders e respectivas fontes de informação utilizadas para subsidiar a análise das questões materiais foram:

Os resultados da análise mostram as questões materiais para a COPASA:


Balanço Social Anual /2011





ÍNDICE DE CONTEÚDO DA GLOBAL REPORTING INITIATIVE
(GRI 3.12)