Copasa encerra ‘Semana do Cliente’ com lançamento de guia e anúncio de melhorias no atendimento digital
Companhia promoveu diversos eventos para debater o relacionamento com o consumidor
e aprimorar ainda mais a experiência do cliente
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) encerrou nesta sexta-feira (15/09) a Semana do Cliente, com o lançamento de importantes ferramentas para aprimorar cada vez mais sua prestação de serviço ao usuário final, bem como o atendimento e a experiência do cliente com a empresa, especialmente por meio dos canais digitais.
Atualmente, todos os serviços oferecidos pela Companhia estão disponíveis pelos canais digitais, de modo que não é mais necessário que o cliente vá até uma agência de atendimento para resolver qualquer demanda, seja sobre revisão de valor da fatura, vazamento de água ou esgoto, pedido de ligação nova, troca de titularidade, entre outros.
E para orientar os clientes no acesso a esses serviços pelos meios digitais, a Copasa lançou, nesta sexta-feira, o “Guia do Cliente”, um manual orientativo que deve ser disponibilizado para que o consumidor tenha uma melhor experiência no relacionamento com a Companhia. “Hoje, no Dia do Cliente, a Copasa entrega de presente para os seus clientes o “Guia do Cliente”, que é um guia muito simples e didático, mas que traz muitas informações importantes para que o cliente aprenda a usar o serviço de forma correta e possa entender os canais de atendimento, os seus direitos e deveres e todas as questões que envolvem o relacionamento com a Copasa de forma bem leve e tranquila. É como se fosse um manual de instruções para usar bem os produtos”, disse o diretor de Relacionamento com o Cliente e Regulação, Cleyson Jacomini de Sousa.
Além do guia, a Copasa também lançou, ao longo desta semana, uma série de vídeos ensinando o passo-a-passo do atendimento pelo Fale com o Chico, disponível pelo WhatsApp da Copasa (31 - 99977 7000). Os vídeos orientam os usuários sobre como solicitar alguns dos serviços mais demandados na Companhia, que são: análise de conta, o cadastro e adesão à Tarifa Social e a troca de titularidade. Todas essas orientações já estão disponíveis nas redes sociais da Copasa (Instagram, Facebook e YouTube) e, nas próximas semanas, vídeos sobre outros serviços oferecidos pela Companhia por meio do WhatsApp e também pelos demais canais da empresa serão lançados.
A programação da Semana do Cliente contou ainda com uma série de eventos internos que debateram a importância da centralidade do cliente no negócio da Companhia, e contaram com a participação de empregados de todas as cidades onde a Copasa atua. O principal objetivo foi alinhar e uniformizar as práticas de atendimento, trocar experiências de sucesso no suporte ao consumidor, além de compartilhar as novas ferramentas desenvolvidas e lançadas pela Diretoria de Relacionamento com o Cliente e Regulação no sentido de facilitar cada vez mais o acesso dos usuários aos serviços da Copasa.
Novas tecnologias
Além das ações da Semana do Cliente, Copasa tem investido sistematicamente na melhoria da experiência do consumidor. Recentemente, lançou uma ferramenta para facilitar, agilizar e reforçar a segurança dos dados de seus clientes que desejam fazer a mudança de titularidade na fatura de água. Já em funcionamento, a nova solução utiliza o reconhecimento facial e a foto do documento do consumidor para validar, de forma automática, o seu cadastro durante o atendimento.
Também está investindo na modernização do processo de faturamento, de modo a reduzir as contestações e solicitações de análises de conta. “Recentemente, nós fizemos várias melhorias no sistema de leitura e implantamos georreferenciamento de rotas dos leituristas. Também iniciamos um processo em que toda medição o leiturista deve registrar uma foto do medidor do cliente. Além disso, a Copasa mantém uma equipe de retaguarda para realizar análises de quaisquer situações que fujam do padrão usual de consumo dos clientes”, disse o gerente da Unidade de Serviço Comercial, André Luís de Andrade.
Outra frente de atuação da Copasa tem sido no envio e distribuição de segunda via de contas extraviadas - serviço que também está disponível em todos os canais de relacionamento digitais da Companhia. Além disso, a empresa realizou recentemente uma campanha de renegociação de débitos com condições especiais aos clientes com alguma fatura em aberto, no âmbito do programa Desenrola Brasil, do Governo Federal.
Nos últimos anos, também implantou o pagamento por PIX, que oferece agilidade, comodidade e facilidade para os clientes, que podem pagar a conta de qualquer lugar. E, neste ano, lançou a campanha “PIX do Bem”, que incentiva os clientes a utilizarem essa modalidade de pagamento para suas contas de água com o objetivo de apoiar projetos sociais e ambientais em municípios mineiros. Com o "PIX do Bem Copasa", os municípios que se destacarem na elevação da arrecadação por essa modalidade de pagamento serão beneficiados com doações em dinheiro para iniciativas socioambientais da região.
Canais de relacionamento
Com o objetivo de tornar mais eficiente, prático e seguro o atendimento ao cliente, a Copasa oferece, por meio de seus canais digitais, todos os serviços prestados pela companhia no atendimento presencial.
Entre as modalidades de atendimento digital há o WebChat (disponível no site www.copasa.com.br) e o WhatsApp, com atendimento de 8h às 16h pelo número (31) 9-9770-7000. Também é possível entrar em contato com a Copasa pelos telefones 0800 0300 115 ou 115 ou por meio do aplicativo Copasa Digital, disponível tanto no sistema Android quanto no iOS.
Por meio desses canais, o cliente pode solicitar 2ª via de conta, agendar visita técnica da equipe da Companhia, notificar vazamentos ou falta de água, informar a leitura do seu hidrômetro, parcelar débitos e troca de titularidade.