Copasa comemora avanços dos cinco anos de Compliance
A Superintendência de Compliance (SPCP) comemorou, na quinta-feira (01/06), junto aos gestores e empregados de diversas áreas da Copasa, os cinco anos da instituição do Compliance na empresa. O evento foi realizado no auditório da sede da Companhia, em Belo Horizonte. Durante todo o dia, palestrantes renomados no tema Compliance responderam perguntas e fizeram exposições de suas experiências que contribuíram para o sucesso do encontro.
O diretor-presidente da Copasa, Guilherme Duarte, fez questão de comparecer ao encontro e deixar para todos os participantes a sua percepção do Compliance na empresa. “Hoje é um dia de celebração, mas também um dia de reforçar e relembrar a importância da manutenção e evolução do Compliance dentro da Companhia. É muito bom perceber que a Copasa não criou o Compliance por ter se visto em escândalo de corrupção e nem para utilizar como pretexto para conseguir um mecanismo para atração de recursos. Mas, sim, pela boa prática que ele representa e observando os maus exemplos que outras empresas e o Brasil passaram. Entre outras coisas, para mim, a prioridade é entregar um serviço de excelência para o cidadão”, destacou o presidente.
Hamilton Amadeo, presidente do Conselho de Administração da Copasa (CA), participou do evento, de forma online, e contribuiu contando um pouco da sua experiência em outras empresas. Hamilton falou sobre o quão importante é a governança e o Compliance para criar valor para o negócio. “Com uma boa governança tudo fica mais fácil. Essa é a condição mais relevante para a empresa se valorizar, você consegue recursos, investimentos e recuperação de créditos”, citou.
Abertura
A superintendente de Compliance, Alessandra Guimarães Rocha, abriu o evento com uma breve apresentação do cronograma das atividades a serem realizadas no dia. Alessandra mostrou a trajetória da implantação do Compliance na Copasa. Logo após, foi a vez de Renata Gomes Ubaldo Machado Vasconcelos, gerente da Auditoria Geral (AUDI), falar a implantação da Lei nº 13.303/16, que “Dispõe sobre o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios”, relembrando todo o percurso da Companhia para se adaptar à legislação e, posteriormente, destacou as melhorias de governança que aconteceram na empresa.
Painel: Conquistas e Desafios da Governança (Lei 13.303/16) *
Em seguida, Alessandra Guimarães (SPCP), a titular da AUDI, Renata Vasconcelos, a Secretária Executiva de Governança (SEGE), Kátia Roque da Silva, e o gerente da Unidade de Serviços de Relações com Investidores (USRI), Osvaldo Raimundo Rodrigues, formaram um painel de debates. Alessandra trouxe questões sobre Conquistas e Desafios da Governança. Após este momento, os participantes puderam fazer perguntas aos quatro membros que compuseram o painel.
O evento contou, ainda, com as presenças de Carlos Augusto Botrel Berto, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores (DFI) e Marco Aurélio Martins da Costa Vasconcelos, Diretor Adjunto Jurídico (DRJU).
Marco Aurélio, que está em sua segunda passagem pela Companhia, comentou sobre a evolução da Copasa nos temas de Compliance e governança. “Em 2006, quando fomos listados no mercado, eu estava aqui (na Copasa) e a Companhia veio evoluindo. Depois de sete anos fora da empresa, voltei e percebi o salto que ela deu. Mesmo de fora, pude ver a importância da implementação das leis do Compliance aqui dentro e o apoio que a empresa deu na época para as outras estatais, fazendo a Copasa uma referência no assunto. Parabéns a toda equipe envolvida neste processo”, enfatizou.
Alessandra falou sobre o significado da comemoração deste período de avanços. “Comemorar cinco anos de Compliance tem um grande significado e importância. Trouxemos para a Copasa as melhores práticas de gestão de riscos e controles internos que existiam no mercado”, frisou. A gestora ainda destacou que “no âmbito da Ouvidoria, os clientes passaram a reconhecer o trabalho da empresa e houve um aumento do número de elogios no canal de segunda instância. Já no aspecto relacionado à integridade, foi possível perceber que os colaboradores estão engajados, os líderes mais atuantes e que uma verdadeira cultura de Compliance está incorporada na Companhia. Contudo, apesar de termos um alto nível de governança, podemos fazer ainda mais para fortalecer a cultura de integridade na Copasa”, concluiu.
Palestra: A Era da Integridade
O Dr. Luiz Fernando Lucas, que é escritor, consultor, advogado e empreendedor, e se auto denomina filósofo em ação e sonhador lúcido, proferiu uma palestra sobre Integridade. De uma forma lúdica, apresentou a Era da Integridade, mostrando a evolução do homem ao longo do tempo, até se tornar um homo conscious, que pauta sua vida por valores, sustentabilidade e consciência.
Compliance na Prática
Antônio Luiz Nunes Salgado, líder de Compliance, que atua no planejamento e controle pela Gerência Regional Montes Claros (GRMC), de uma forma envolvente e contagiante falou para a plateia sobre sua história de vida até conhecer o Compliance. Ele discorreu também sobre sua percepção das mudanças ocorridas na empresa a partir das práticas de integridade, que foram sendo disseminadas na empresa desde 2018.
Painel: Novas Perspectivas para o Compliance
O Gerente da Unidade de Serviço de Compliance e Controles Internos (USCI), João Henrique Soares do Couto, mediou um rico debate sobre as perspectivas para o Compliance com o Diretor Mundial de Conduta Ética Empresarial do grupo Anglo American, Felipe Mello, e o recém empossado Diretor de Compliance da Cemig, Daniel Lança. Apesar da complexidade do tema, ele foi tratado de forma leve, o que prendeu a atenção do público a todo momento.
O que é Compliance?
Compliance é um conjunto de regras a serem seguidas para que o negócio opere legalmente. A empresa precisa estar em conformidade com os padrões, leis, regulamentos e conduta ética específicos do setor que se aplicam ao seu negócio. Colocar em prática essa política protege o negócio e traz um retorno substancial, ao ajudar a empresa a evitar desperdícios, fraudes, abusos, discriminações e práticas que possam atrapalhar, interromper e até colocar a operação do negócio em risco.
Compliance na Copasa
Compromisso com a declaração estratégica da empresa, pautada em princípios de integridade, responsabilidade, ética e transparência. Assim a Copasa tem disseminado, continuamente, por meio de capacitações e campanhas de comunicação, uma cultura de integridade, contribuindo para formação de uma sociedade mais ética e íntegra, em conformidade com a agenda ESG. Nesse sentido, em 2019, a Ouvidoria passou a fazer parte da composição da Superintendência de Compliance, demonstrando seu papel como agente de transparência, ética e controle social.
Em 2020, a Copasa recebeu o “Prêmio Ética nos Negócios com o Programa Líderes de Compliance”, que consiste em colaboradores que se dedicam, além das suas rotinas, à disseminação de uma cultura de integridade.
A Companhia está se preparando para a certificação ISO 37301 - Sistema de Gestão de Compliance – buscando assim estar alinhada às melhores práticas de Compliance a nível mundial.
A LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais também passou a ser gerida pelo Compliance recentemente.
“O caminho percorrido nesses cinco anos trouxe muito aprendizado e melhorias. Para a Copasa, resultado e ética podem andar juntos e quem ganha com isso é toda a sociedade”, destacou Alessandra Rocha.