O trabalho desenvolvido pela Copasa em todo o Estado, com o objetivo de melhorar o bem-estar e a saúde da população mineira, vem sendo reconhecido pela sociedade. Prova disso é a sucessão de prêmios recebidos pela companhia nos últimos anos. E, em 2006, a história se repetiu.
As premiações atestam a qualidade na excelência dos serviços prestados e apontam para o cumprimento das diretrizes estabelecidas no seu Planejamento Estratégico. “Os prêmios são uma confirmação de que estamos no caminho certo para consolidar nossa posição de melhor empresa de saneamento do Brasil”, avaliou o presidente Márcio Nunes. De acordo com ele, esse foi o desafio colocado pelo governador Aécio Neves, que introduziu um choque de gestão no Governo do Estado e em todas as autarquias e empresas públicas.
“Como resultado disso, a Copasa conseguiu ter, pela primeira vez em sua história, uma estratégia de gestão que marca nossa integração a estes novos tempos de Minas, em que todos estamos unidos para fazer do nosso Estado uma referência de qualidade em gestão no país”, afirmou o governador Aécio Neves.
PNQS - Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento
Mais uma vez foi confirmada a excelência dos serviços prestados pela Copasa em Minas Gerais, com o Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento, concedido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES. A empresa é recordista do PNQS, com 28 estatuetas.
Criado para estimular a permanente melhoria da qualidade na gestão dos serviços de saneamento, o prêmio deste ano foi conferido às unidades da Companhia das regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Sudoeste e Norte de Minas, na categoria Ouro. Belo Horizonte e o Vale do Aço, se destacaram pela excelência dos serviços prestados na categoria Prata, ambos no nível II.
Entre as vinte unidades de seis companhias estaduais e uma municipal do País premiadas pelo PNQS, o troféu Ouro foi conquistado pelo Distrito Verde Grande (DTVG), em Montes Claros, e a Superintendência Operacional Sudoeste (SPOS), com sede em Araxá. Já as Superintendências Operacionais de Belo Horizonte (SPBH), na capital, e a do Vale do Aço (SPVA), em Ipatinga, foram premiadas com o troféu Prata.
Os participantes da décima edição do PNQS foram avaliados nos critérios de gestão e qualidade de liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados.
Escolhida como anfitriã, recebeu técnicos e representantes das companhias estaduais e municipal que participaram do PNQS. Eles visitaram algumas unidades e conheceram práticas de gestão adotadas pela companhia.
Os ganhadores, além de receberem o troféu Quiron e o Diploma Ouro de Excelência, participaram de uma missão técnica na Alemanha, onde conheceram as tecnologias e o sistema de gestão dos serviços de saneamento das empresas consideradas modelos daquele país.
PMQ - Prêmio Mineiro de Qualidade
Também é Ouro no Prêmio Mineiro da Qualidade. Nesta edição, a unidade vencedora, pela segunda vez, foi o Distrito Médio Paranaíba (DTPB), com sede em Patos de Minas, representando 21 localidades da bacia do rio Paranaíba.
O DTPB é um dos distritos que compõem a Superintendência Operacional Sudoeste (SPOS)- com sede em Araxá, no Triângulo Mineiro. Este prêmio destaca a Copasa entre as melhores empresas públicas em gestão pela sua estrutura técnica e administrativa. É a quarta conquista da superintendência.
Entre os critérios, foram avaliados os aspectos como a liderança; as estratégias e planos para o alcance das metas; o relacionamento com os clientes; a responsabilidade sócioambiental e a ética; a gestão de informações e conhecimento; a capacitação e desenvolvimento de pessoas; os processos relativos ao produto e os resultados obtidos pela empresa.
Prêmio Melhores da ISTOÉ Dinheiro
Pelo 2º ano consecutivo, a Copasa foi escolhida pela revista ISTOÉ Dinheiro como a melhor empresa do país no setor de prestação de "Serviços de Utilidade Pública". As 500 maiores empresas brasileiras foram avaliadas e premiadas em 31 segmentos da economia nacional, em solenidade realizada em São Paulo. No segmento de serviços de utilidade pública foram considerados 4 indicadores básicos: Gestão Financeira, Recursos Humanos, Responsabilidade Social e Inovação Tecnológica.
A Copasa é um dos exemplos do esforço do Governo de Minas Gerais em melhorar a infra-estrutura e as condições de saúde no Estado, assumindo papel decisivo na retomada do desenvolvimento econômico e social dos mineiros. Isso está sendo possível pela decisão de promover um choque de gestão, ousar com responsabilidade e buscar oportunidades, integrando-se aos esforços para a reorganização do Estado e a modernização da máquina pública - um dos grandes compromissos do Governo Estadual. Medidas de ordem institucional, administrativa e operacional refletem, na empresa, esse chamado choque de gestão que Minas está mostrando ao Brasil.
Prêmio WWF Brasil
O Sistema Integrado de Proteção aos Mananciais (SIPAM), desenvolvido pela Companhia, e mais outras 14 iniciativas do gênero, foram selecionados entre 47 experiências de todo o país que demonstram boas práticas em saneamento. A iniciativa partiu da WWF-Brasil (World Wildlife Fund), ligada ao Greenpeace, e integra a campanha Água para a Vida, Água para Todos: Boas Práticas em Saneamento. A premiação também incluiu uma publicação especial divulgando as iniciativas premiadas, entre elas, a da Copasa.
O SIPAM protege os mananciais por meio da recuperação e da preservação de bacias hidrográficas, em ações integradas entre a Copasa, prefeituras, órgãos governamentais, ONGs, sindicatos, produtores rurais, população, entre outros participantes. O programa é especialmente inovador, porque propõe que todos trabalhem de forma articulada e integrada, favorecendo a sustentabilidade ambiental, econômica e social dos municípios onde é implantado. Sua atuação contempla 50 mananciais mineiros, situados tanto em áreas rurais quanto urbanas, abrangendo uma população de cerca de 900 mil pessoas. Em 2007, mais 60 mananciais serão incluídos no SIPAM.
Prêmio Ser Humano
As melhores Práticas em Gestão de Pessoas – O prêmio "Ser Humano" é concedido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos - Regional Minas Gerais (ABRH-MG) às empresas que apresentam as melhores práticas na área de gestão de pessoas. O propósito é estimular as empresas a sociabilizarem e compartilharem seus conhecimentos, práticas de gestão de pessoas e responsabilidade social corporativa, de forma a incentivar outras empresas no exercício de suas funções.
Neste ano, o prêmio está na sua 6ª edição, e a Copasa foi vencedora, com o Programa de Prevenção e Atendimento ao Sujeito em Relação ao Álcool e às Drogas – PASA.
Prêmio Melhores de HOJE
Copasa recebe mais uma homenagem por suas ações em favor do desenvolvimento de Minas Gerais. Dessa vez, o destaque foram as ações de proteção e recuperação do meio ambiente, principalmente a ampliação dos sistemas de tratamento de esgotos. A homenagem foi entregue ao presidente Márcio Nunes, que recebeu o troféu “Melhores de Hoje”, promovido pela Revista Encontro e o Jornal Hoje em Dia.
Os agraciados foram escolhidos por uma comissão de alto nível, criada para apontar os melhores em 19 segmentos. O secretário de Estado do Planejamento e vice-governador eleito em Minas, Antonio Augusto Anastasia, representante da comissão julgadora, disse em seu discurso que, “Minas é um celeiro fértil de talentos, tornando difícil e complexa a tarefa para escolher os destaques mineiros. Cada escolha é um sinal para todos de que a sociedade está atenta ao que cada um vem fazendo”.
Prêmio As Maiores de Minas
O prêmio “As maiores de Minas 2006”, que está na sua quinta edição, é organizado pelo Jornal Estado de Minas, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e garantiu a empresa o 19º lugar no ranking das 300 empresas líderes dos setores econômicos mais expressivos do Estado.
Os balanços financeiros das 300 empresas do Estado, foram analisados por técnicos da Teixeira & Associados Auditores e Consultores, de Belo Horizonte, e revelaram a superação de dificuldades conjunturais, sua resistência a contextos adversos e a disposição das empresas para crescerem ainda mais.