A qualidade da água tratada / potável é regulada pela Portaria de Potabilidade do Ministério da Saúde. Ela define critérios rígidos e específicos para análises que vão determinar se a água é potável ou não. É considerada potável a água que atenda aos padrões estabelecidos na legislação e que não ofereça riscos à saúde. E para atestar os padrões de potabilidade da água são avaliados os parâmetros físicos, químicos, radiológicos e biológicos, avaliações que são feitas por meio de análises laboratoriais.
A Companhia realiza análises antes, durante e depois do processo de tratamento, seja nas Estações de Tratamento de Água (ETA) ou em poços profundos. O controle de qualidade exercido pela empresa vai desde as análises realizadas no ponto de captação até o constante e frequente monitoramento da qualidade da água que chega aos imóveis dos clientes. Além do acompanhamento da Portaria de Potabilidade, a Copasa também acompanha a qualidade da água por meio de indicadores internos.
A Copasa disponibiliza aos órgãos competentes todas as informações de controle da qualidade água, conforme prevê a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) e Ministério da Saúde (Programa Vigiágua). Além disso, divulga as informações relativas aos parâmetros básicos da qualidade da água na fatura mensal de serviços e no Relatório Anual da Qualidade da Água.
Para garantir a qualidade da água distribuída aos mineiros, a Companhia possui uma rede laboratorial estruturada com um Laboratório Central em Belo Horizonte - responsável pela realização das análises de maior complexidade - 6 laboratórios regionais - responsáveis pela realização de análises dos vários parâmetros de média complexidade - e cerca de 16 laboratórios distritais, além de centenas de laboratórios nas unidades operacionais para realização das análises dos parâmetros básicos. Toda essa rede realiza aproximadamente 20 milhões de testes por ano para avaliar a água que está chegando às torneiras da população em todos os municípios onde opera.
O Laboratório Central e 6 dos regionais estão certificados pela Comissão Geral de Acreditação do INMETRO na norma ABNT ISO/IEC 17025:2017, o que garante a confiabilidade aos resultados produzidos pelos laboratórios.
O Laboratório Central possui equipamentos de ponta para os ensaios de agrotóxicos, metais pesados, contaminantes orgânicos, protozoários, radioatividade, dentre outros.
A Companhia entende que garantir o controle de qualidade da água é fundamental para melhor atender seus clientes e, por isso mesmo, mantém uma equipe técnica capacitada em sua rede laboratorial e profissionais capazes de produzir resultados válidos e consistentes. A equipe é especializada, formada por técnicos em química e analistas das áreas de biologia, química e engenharia química.
A rede de laboratórios, inserida no processo de controle de qualidade da empresa, contribui para o propósito da Copasa de cuidar da água e gerar valor para as pessoas.
Relatórios Anuais de Qualidade da Água
Pesquisa Mensal