Prêmio Ouro Azul
O SIPAM – Sistema Integrado de Proteção de Mananciais garantiu à Copasa o Prêmio Ouro Azul 2010, na categoria empresa pública. O Prêmio é uma iniciativa dos Diários Associados, por meio do jornal Estado de Minas, que valoriza idéias de proteção e uso racional dos recursos hídricos.
Os projetos apresentados deveriam ser propostas inéditas voltadas para a revitalização e conservação dos recursos hídricos e o envolvimento da comunidade com as questões ambientais, por meio práticas de conscientização e estratégias que permitam o melhor aproveitamento desses recursos.
Nesse contexto, o SIPAM destacou-se com o Livro de Pano como inovação na promoção de ações de integração social, pois a sua construção é estruturada na interação entre o meio urbano e o rural e aborda um tema que é uma das matérias primas da vida: a água.
PNQS - Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento
A Copasa conquistou um prêmio inédito. A Companhia foi agraciada como empresa Ouro, englobando todas as suas áreas, pelo Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento – PNQS 2010.
As três diretorias Operacionais da Copasa também conquistaram os troféus do PNQS. A diretoria Metropolitana, que já havia conquistado o Troféu Prata no último ano, também foi premiada, esse ano, com o Troféu Ouro, Nível II, de 500 pontos. Já as diretorias Norte e Sudoeste, que já possuem o Troféu Ouro, receberam, agora, o Troféu Platina, no Nível III, de 750 pontos, confirmando, mais uma vez, a qualidade dos serviços de saneamento que são prestados aos mineiros.
Reconhecido pela International Water Association (IWA) como a mais importante ferramenta de gestão dos serviços de saneamento ambiental, o PNQS estimula a adoção de modelos gerenciais compatíveis com os melhores exemplos mundiais.
O prêmio tem a missão de incentivar a prática de modelos gerenciais compatíveis com os melhores exemplos mundiais por meio da promoção e do reconhecimento dos casos de sucesso que auxiliem no aprimoramento do setor de saneamento ambiental e no aumento da qualidade de vida da população.
Prêmio Aberje 2010 Regional
O filme “Os Rios de Minas e os seus caminhos” e o “Programa Chuá”, da Copasa, foram os vencedores do Prêmio Aberje 2010 – Regional Minas Gerais e Centro-Oeste nas categorias Mídia Audiovisual e Comunicação de Programas voltados à Sustentabilidade Empresarial, respectivamente. O Prêmio destaca as melhores práticas de comunicação organizacional desenvolvidas pelas empresas.
Prêmio Abrasca de Criação de Valor
Pelo segundo ano consecutivo, a Copasa foi eleita a melhor empresa no segmento que atua. A Companhia gerou 75,68% de valor aos seus acionistas no ano passado e, por isso, foi destaque do setor de saneamento e serviços de água e gás no Prêmio Abrasca de Criação de Valor – 2010.
A Copasa foi apresentada como referência para o setor de saneamento no Brasil e obteve o conceito “excelente” à sua política de dividendos e à gestão para controle de riscos na avaliação feita por analistas de mercado. Aos itens transparência, relação com os investidores, governança corporativa e atuação ambiental foi atribuído o conceito “bom”. De acordo com os profissionais consultados pela premiação, a Companhia se destacou também por ter mais de 90% de seu resultado composto por atividades operacionais.
O prêmio concedido pelo Anuário Estatístico das Companhias Abertas, editado pela Associação Brasileira das Companhias Abertas – Abrasca -, em parceria com GRC Visão, analisou 215 empresas.
14ª Edição do Troféu Transparência
Avaliada entre mais de 700 corporações, a Copasa figurou entre as vinte companhias que apresentaram melhor transparência em suas demonstrações contábeis, com faturamento de até R$ 8 bilhões. O prêmio é concedido pela Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) em parceria com a Fipecafi (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis Atuariais e Financeiras) e a Serasa Experian.
TOP 5
A Copasa ficou entre as cinco melhores empresas na divulgação financeira na América Latina, da edição de 2010, do IR Global Rankings.
Para ser premiada é analisada as informações completas e detalhadas da divulgação sobre seus negócios e resultados, cujo conteúdo é mais extenso do que as companhias de capital aberto costumam revelar ao mercado. A clareza e a transparência usadas na comunicação de seus relatórios anuais e nas apresentações trimestrais de balanços também são fatores considerados na elaboração do ranking.
Para escolher as cinco melhores empresas foram analisadas 503 companhias de 35 países, que se inscreveram para participar da premiação.
O IRGR TOP 5 - Divulgação Financeira na América Latina foi composto pela Petrobras, Energisa, Fibria, Pemex e Copasa.
15º Prêmio SESC/ SATED
Grandes nomes das artes cênicas do Estado aplaudiram a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) em abril de 2010, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. A Copasa recebeu a honraria especial do 15º Prêmio SESC/ SATED por ser a empresa mineira que mais apoiou projetos artísticos em 2009.
O prêmio homenageia as melhores produções e os melhores profissionais do cinema e teatro mineiro. Para a Copasa, que já recebeu troféus pelos bons serviços prestados em abastecimento e tratamento de esgoto, ser reconhecida pelo meio artístico é uma novidade. “Esse prêmio é diferente, mostra que a empresa está cumprindo sua responsabilidade social”, diz o presidente da Copasa, Ricardo Simões. “Nossa preocupação é com a qualidade de vida das pessoas. Investir na cultura do Estado é uma forma de contribuir para esse objetivo”.
Boa parte das produções artísticas mineiras recebem apoio da Copasa, direta ou indiretamente. A Companhia realiza, desde 2007, junto com o Governo Estadual, o projeto Cena Minas, que incentiva e fortalece as artes cênicas de Minas Gerais, com foco no teatro, dança e circo. Para as artes plásticas, a Copasa mantém uma galeria que expõe durante todo ano trabalhos de conceituados artistas. A empresa também incentiva projetos musicais e literários, muitos deles de cunho social.