Neste ano de 2014, a Copasa foi reconhecida por suas práticas de governança corporativa, ações de preservação ambiental, políticas de recursos humanos e até mesmo pela eficiência na comunicação com a imprensa.Os prêmios conquistados foram concedidos por algumas das mais relevantes instituições do país e reforçam a preocupação da empresa em atuar de maneira transparente e priorizando a qualidade, atendendo os municípios mineiros com eficiência e agilidade.
|
Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento - PNQS 2014 - A Copasa foi a única empresa a ser reconhecida com a premiação máxima do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS), no Nível IV, com o Troféu Diamante, pelo seu modelo de excelência de gestão.
Instituído pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), o prêmio é reconhecido pela International Water Association (IWA) como a mais importante ferramenta de gestão dos serviços de saneamento ambiental.
O prêmio estimula as empresas a investir em práticas gerenciais voltadas à competitividade e sustentabilidade, mediante a promoção da qualidade e evolução da gestão nas organizações, por meio da disseminação dos Fundamentos e Critérios de Excelência do Modelo de Gestão da Excelência (MEG) para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para as partes interessadas, em especial a sociedade. Seu principal objetivo é incrementar o desempenho das organizações públicas ou privadas, municipais ou estaduais, responsáveis pela prestação dos serviços de água, esgoto, drenagem urbana e resíduos sólidos.
O PNQS é consagrado como instrumento de referência na avaliação e melhoria contínua dos serviços de saneamento ambiental do país fomentando a adoção de modelos compatíveis com os melhores exemplos mundiais.
Prêmio Nacional da Qualidade – PNQ – A Copasa recebeu o reconhecimento de “Finalista” da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), por atender a maioria dos fundamentos de excelência estabelecidos pela fundação. A empresa, que vem desde 2010, aprimorando seus processos de gestão, alcançou o patamar de amadurecimento importante.
O Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) reconhece as organizações que são referências em excelência da gestão no Brasil. O processo visa estimular o desenvolvimento do País, promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações.
Entre outros, a cultura organizacional e a gestão na Copasa foi um dos itens relevantes no estabelecimento de valores e princípios organizacionais. O orgulho de se trabalhar em um local cujo negócio principal é o saneamento, a qualidade dos serviços prestados à população, o respeito à diversidade e um ambiente amigável de trabalho, foram fortemente apontados pela FNQ.
Outro eixo potencializador da Companhia foi o relacionamento mantido com seus clientes e com a sociedade. As necessidades e expectativas da sociedade são identificadas com a participação de empregados em comitês, fóruns de discussões e eventos promovidos por associações, ONGs, entre outros. O contato direto das equipes de campo, como leituristas e pessoal da manutenção, é também utilizado como canal de comunicação com seus clientes.
|
|
XVI Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Mercado Comum – 2013/2014 – A Copasa foi reconhecida como uma das Melhores e Maiores Empresas de Minas Gerais, na categoria “Excelência Empresarial”. A escolha das empresas, a exemplo dos anos anteriores, obedeceu a critérios técnicos fundamentados na análise dos balanços, das demonstrações de lucros e perdas e dos relatórios de administração divulgados, com base no exercício de 2013.
O outro elemento que subsidiou, de forma substantiva no levantamento e inventário de todas as informações, foi o XVIII Ranking das Empresas Mineiras que se destacaram em Minas pelas suas atividades econômicas, desempenho operacional e resultados financeiros.
As empresas que melhor se comunicam com jornalistas - Pelo quarto ano consecutivo, a Copasa conquista o prêmio "As empresas que melhor se comunicam com jornalistas", oferecida pela revista Negócios da Comunicação, a premiação destaca as organizações quanto à disponibilidade e qualidade no trato com profissionais da imprensa.
Prêmio Época 360 - Pelo terceiro ano consecutivo a Copasa recebe o Prêmio Época Negócios 360º. O anuário, que está em sua terceira edição, elege as melhores empresas do país a partir de uma análise minuciosa de suas práticas de RH, responsabilidade socioambiental, inovação, desempenho financeiro, governança corporativa e visão de futuro.
Como nas edições anteriores, a Copasa foi vencedora na categoria Água e Saneamento. Para escolher as premiadas, a publicação realiza um giro de 360º dentro das empresas, para entender como elas alcançam resultados em áreas fundamentais do negócio. Todo trabalho é feito pela Época Negócios com a parceria técnica da Fundação Dom Cabral e com a colaboração da Economática, Boa Vista Serviços e Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial).