A Transformação é a essência do nosso negócio.
Gerir e gerar a transformação é o propósito da nossa marca.
Como uma empresa de saneamento, tudo o que a Copasa faz passa pela transformação.
A transformação da água de um rio em água potável.
A transformação do esgoto que sai das casas em água tratada e, depois, na água limpa que volta para a natureza.
Nos últimos anos, essa transformação adquiriu uma dimensão ainda maior na Copasa. Um movimento amplo, planejado e consistente que tem se traduzido cada vez mais em melhorias para toda a população.
Movimento que, agora, resulta em uma nova marca e posicionamento para uma nova Copasa.
Uma nova marca, para uma nova Copasa.
Em 60 anos de história, a Copasa passou por poucas alterações em sua marca e identidade visual.
Originalmente pensada como uma forma de representar uma caixa d’água, expressando a literalidade daquilo que a empresa fazia na época, a logomarca representou um tempo e uma história importantes para a companhia.
Depois de tanto tempo, a Copasa não é mais apenas aquela empresa que levava água para a casa das pessoas. Hoje ela é uma das maiores empresas de saneamento do país, levando água para mais de 12 milhões de pessoas e, também, coletando e tratando esgoto em mais de 300 cidades mineiras.
Nesses anos, a Copasa se tornou uma das principais empresas listadas na Bolsa de Valores (Bovespa) e incorporou modelos de gestão que a tornaram um exemplo para o Brasil.
A modernização da gestão e dos processos, resultantes em uma nova forma de pensar o negócio, colocando o cliente como foco de seu trabalho, aliada a um propósito claro e norteador (“Cuidar da água e gerar valor para as pessoas”), colocaram a Copasa a altura dos desafios do seu tempo e provocaram a necessidade de uma ressignificação de todo o ecossistema da sua logomarca e de sua identidade visual, a fim de dialogar com esse novo tempo.
Pilares do Ecossistema da Nova Marca
Quatro pilares nortearam o processo de planejamento, concepção e criação da nova marca da Copasa. Pilares que norteiam, também, todo a jornada de transformação pela qual a companhia se propõe a gerar e gerir todos os dias em prol de seus clientes.
Movimento: o movimento e a fluidez são as características que melhor traduzem o potencial de transformação da água. O caráter orgânico e espontâneo do elemento está representado na nova marca da Copasa.
Totalidade: a água tratada e o esgoto fazem parte do mesmo ciclo de renovação. Ao eliminar a percepção de dicotomia entre os recursos, a nova marca da Copasa permite uma narrativa sobre complementaridade do serviço e a expertise da empresa.
Sustentabilidade: a ideia de ciclo, em geral, já apresenta uma forma universal e acessível. Além das cores escolhidas para o projeto, a utilização desse desenho contribui para que a nova marca da Copasa agregue a inovação e a sustentabilidade como alguns de seus principais atributos.
Proximidade: a água é um elemento que faz parte do dia a dia das pessoas. Para que a Copasa conquiste essa proximidade com os consumidores, sua nova marca dispõe de recursos amigáveis e que trazem o cliente para o centro do negócio.
Copasa em movimento.
A mudança da marca da Copasa expressa o movimento pelo qual toda a companhia vem passando nos últimos 5 anos.
Com uma visão diferente, focada no cliente e na geração de valor para a sociedade, sustentada nas diretrizes de sustentabilidade e responsabilidade de sua Agenda ESG, e com a realização de investimentos recordes para expandir suas operações e superar as metas estabelecidas pelo Marco Legal de Saneamento, a Copasa tem transformado também a sua gestão em todas as frentes.
Transformação na Sustentabilidade
A Copasa tem investido em diversos projetos e ações alinhados às melhores práticas sustentáveis de forma a potencializar a sua Agenda ESG.
A Copasa aderiu ao Pacto Global da ONU, em 2020, quando formalizou o seu comprometimento nas áreas de Meio Ambiente, Trabalho, Direitos Humanos e Anticorrupção.
Todos os processos da Companhia estão alinhados com o ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) da ONU que busca garantir Água Potável e Saneamento para todos.
Ser socialmente responsável e ambientalmente sustentável.
A Copasa tem investido cada vez mais na centralidade, digitalização e modernização para melhorar o relacionamento com o cliente.
O objetivo é promover a transformação digital do atendimento ao cliente com novas soluções 360º integradas e unificadas por meio de plataformas multicanais de atendimento em todos os pontos de contato: presencial, call center, omnichannel, gestão de agendamento, pagamento digital e gestão de cobrança.
O resultado é um atendimento mais eficiente, eficaz e ágil, melhorando a acessibilidade e facilitando a vida do cliente.
A Copasa está investindo 8.1 bilhões entre 2023 e 2027 na ampliação, qualificação e manutenção dos sistemas de engenharia de saneamento.
Mais que atingir, o objetivo é superar as metas estabelecidas pelo Marco Legal de Saneamento que estipula o atendimento, até 2033, de 99% da população com água potável e de 90% com a coleta e tratamento de esgoto.
A Copasa já cumpriu a meta relativa à oferta de água nos municípios em que está presente. A coleta e tratamento de esgoto chega, hoje, a 79%.
Agora, a companhia está investindo pesado para levar saneamento às comunidades rurais e urbanas com alto grau de vulnerabilidade (Programa Universaliza Minas), um movimento de aproximação da companhia com quem mais precisa.
Transformação da gestão com foco nos nossos clientes
Este novo modelo de gestão da Copasa, reconhece os problemas e assume a responsabilidade de se movimentar e agir para resolver cada desafio, propondo soluções que atendam da melhor forma todas as questões com foco no cliente.
A Copasa está rompendo paradigmas e desbravando novos caminhos para se tornar mais moderna e ágil, mais atuante e eficiente, mais sustentável e transparente.
No abastecimento de água ou no saneamento, é uma nova Copasa para um novo momento.
E essa transformação completa e verdadeira, de dentro para fora e de fora para dentro, acaba de ser materializada em uma nova campanha.
Uma campanha que evidencia a nossa essência transformadora: o movimento contínuo, de superar desafios e mudar para evoluir.
Um ciclo que se renova e se complementa a cada segundo.
Uma nova Copasa que se transforma o tempo todo pelos nossos clientes.
Porque água é vida. E a essência da vida é a transformação.
Rua Mar De Espanha, 525 — Bairro Santo Antônio
30330-900, Belo Horizonte, MG — CNPJ 17.281.106/0001-03
AVISO DE COOKIES
Este site utiliza cookies e outras tecnologias de rastreamento para melhorar sua experiência de navegação para os seguintes propósitos: para ativar a funcionalidade básica do site, para proporcionar uma melhor experiência no site, para medir o seu interesse nos nossos produtos e serviços e para personalizar as interações de marketing, para exibir anúncios que sejam mais relevantes para você.