Em 1963, o Estado de Minas Gerais criou a COMAG (Companhia Mineira de Água e Esgoto) visando fornecer os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário aos municípios mineiros.
Com a instituição do Sistema Financeiro do Saneamento e do Plano Nacional de Saneamento (PLANASA), foram criadas as Companhias Estaduais de Saneamento Básico. Nesse tempo, o Departamento Municipal de Águas e Esgoto (DEMAE), responsável pelos serviços de saneamento de Belo Horizonte, foi incorporado pela COMAG. Dessa forma, com incorporações municipais e crescimento vertiginoso, a então COMAG acabou por, em 1974, alterar o nome social para Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA MG.
Principais Marcos
2000
Alteração da Lei Estadual nº 6084/1973 (lei de criação da Companhia), ampliando as competências da Companhia e permitindo atuar também na coleta, reciclagem, tratamento e disposição final do lixo urbano, doméstico e industrial. Em complemento, foram autorizadas parcerias com empresas nacionais e estrangeiras, além da possibilidade de realização de convênios ou contratos com entes da União, Estados e Municípios ou entidades da administração indireta de qualquer dos níveis de governo.
2003
Abertura de Capital.
2006
Realização do IPO (Oferta Pública Inicial de Ações), ingressando diretamente no Novo Mercado da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, segmento que exige maior compromisso com regras de transparência e governança corporativa.
2007
Criação de três subsidiárias integrais: COPANOR (COPASA Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais), COPASA Águas Minerais de Minas e COPASA Serviços de Irrigação.
Aprovação da Lei Federal nº 11.445/2007 (Lei do Saneamento), que estabeleceu novas regras e diretrizes para a regulação, fiscalização, planejamento e prestação de serviços.
2008
Realização de oferta secundária de ações, na qual o município de Belo Horizonte, segundo maior acionista até então, aliena a totalidade das ações que possuía. O Estado de Minas Gerais, que continuaria como acionista controlador, vende parte das ações que detinha.
2009
Criação da Agência Reguladora de Serviços de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (ARSAE-MG), por meio da Lei Estadual nº 18.309/2009, tendo como objetivos regulamentar e fiscalizar as atividades de saneamento, além de determinar a estrutura tarifária.
2011
Estabelecimento da metodologia para o cálculo de reajuste tarifário dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário sujeitos à regulação pela ARSAE-MG, por meio da Resolução nº 03/2011.
2015
Reestruturação organizacional, com redução no número de Diretorias, de cargos comissionados e de empregados.
2016
Encerramento das atividades das subsidiárias COPASA Serviços de Irrigação e da COPASA Águas Minerais de Minas, cujas finalidades não guardavam sintonia com a Estratégia Corporativa da Companhia.
2017
Conclusão, pela Agência Reguladora, da primeira revisão tarifária da Companhia. Assinatura da primeira concessão para operação de aterro sanitário, junto ao município de Varginha, cabendo à Copasa o recebimento, tratamento e disposição final dos resíduos.
2018
Aprimoramento da Governança Corporativa, com a criação da Superintendência de Conformidade e Riscos, implantação do Comitê de Auditoria Estatutário e revisão/instituição de Políticas de Governança. Além disso, ocorreu a divulgação, pela primeira vez, do Relatório Anual de Atividades da Auditoria Interna (RAINT) e da Carta de Anual de Governança e de Políticas Públicas.
2019
Início de profundas transformações na Companhia, de modo a prepará-la para enfrentar o novo ambiente que se descortina para o setor de saneamento. Houve ampla reestruturação da empresa, revisão do planejamento estratégico e readequação da estrutura organizacional, com redução no número máximo de diretorias de 8 (oito) para 5 (cinco) e de quase 20% das unidades organizacionais. Foi criada a Diretoria de Relacionamento e Mercado para dar mais eficiência às ações de relacionamento com clientes, sejam consumidores ou poder concedente, bem como para organizar melhor o processo de prospecção e captação de oportunidade de negócios. Alinhados ao Plano de Integridade, foram criadas e implementadas as políticas de Controle Interno, Brindes e Presentes, Conflito de Interesses, Governança Corporativa e revisada a Política de Transações com Partes Relacionadas.
2020
Adoção de ação emergencial, em função da pandemia do Covid-19, com a criação de Comitê Multidisciplinar – Prevenção ao Covid-19, visando a preservar a integridade e saúde dos seus colaboradores. Realização de ações para garantir a prestação de serviços e minimizar os impactos para a população, com a flexibilização de práticas comerciais, destacando-se a não realização de corte no fornecimento de água e nem cobrança de juros e multas de clientes da categoria residencial social, bem como medidas preventivas no tocante ao relacionamento com o público, incluindo o fechamento das agências de atendimento.
Aprovação do Novo Marco do Saneamento em julho de 2020 (Lei Federal nº 14.026/2020), trazendo profundas mudanças no setor, dentre elas, a fixação de metas para a universalização na prestação de nossos serviços até 31.12.2033, sendo 99% de cobertura em água potável e 90% em coleta e tratamento de esgoto; metas de não intermitência; melhoria dos processos de tratamento; expansão dos serviços; redução de perdas; qualidade na prestação dos serviços, eficiência; e uso racional de recursos naturais.
Início, em maio de 2020, pela Arsae-MG dos procedimentos para a 2ª (segunda) Revisão Tarifária da Copasa, que terá vigência a partir de 01.08.2021, quando se iniciará um novo ciclo tarifário de 4 (quatro) anos.
Ainda em 2020, foram tomadas uma série de iniciativas com destaque para:
Redefinição do posicionamento estratégico da Copasa, ressaltando que todos os empregados tiveram a oportunidade de contribuir com este processo, cujo objetivo foi incorporar na identidade organizacional da Copasa elementos que caracterizem transformação inovadora, foco do cliente e sustentabilidade do negócio, ou seja, uma identidade organizacional alinhada à nova Copasa.
Ratificação do compromisso da Companhia com o desenvolvimento sustentável por meio da adesão ao Pacto Global da ONU e o engajamento com as suas iniciativas, integrando a Rede Desafio 2030 em parceria com a Rede Brasil do Pacto Global.
Desdobramento da totalidade das ações ordinárias da Copasa, na proporção de 1 (uma) ação ordinária para 3 (três) ações, tendo como objetivo aumento da liquidez, expansão e pulverização da base acionária, bem como acesso de diferentes perfis de investidores.
Continuidade no aprimoramento da Governança, com a instituição e revisão de políticas e realização de avaliação e treinamentos para os membros do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal, da Diretoria Executiva e do Comitê de Auditoria Estatutário.
Perfil Corporativo
Com sede em Belo Horizonte, a Copasa está entre as maiores empresas de saneamento do Brasil. As ações da Copasa são negociadas na B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, sob o código CSMG3, sendo integrante do Novo Mercado, segmento que exige maior compromisso com regras de transparência e governança corporativa.
De acordo com o Estatuto Social da Companhia, as atividades fins da empresa são:
Abastecimento de água potável: captação, tratamento e distribuição da água tratada até o consumidor final;
Esgotamento sanitário: coleta, transporte, tratamento e disposição final do esgoto sanitário, da ligação predial até o lançamento final no meio ambiente;
Limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos: coleta, transporte, transbordo, tratamento e destino final do lixo urbano e do lixo originário da varrição e limpeza urbana.
A Copasa atingiu, em dezembro de 2020, 640 concessões para a prestação dos serviços de abastecimento de água, atendendo a 11,8 milhões de pessoas por meio de 5,5 milhões de economias (unidades consumidoras).
Em relação aos serviços de esgotamento sanitário, o número de concessões em dezembro de 2020 era de 310. Na mesma data, eram atendidas 8,3 milhões de pessoas com serviços de esgoto, por meio de 3,8 milhões de economias.
Ao longo dos mais de 57 anos de história, a Companhia acredita ter conquistado as seguintes vantagens competitivas:
Base de clientes diversificada e pulverizada;
Excelência técnica e operacional;
Percentual relevante da receita proveniente de contratos de longo prazo;
Rua Mar De Espanha, 525 — Bairro Santo Antônio
30330-900, Belo Horizonte, MG — CNPJ 17.281.106/0001-03
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