Programa Chuá de Educação Sanitária e Ambiental
Pela própria natureza da sua atividade - o saneamento - a Copasa sempre manteve um forte vínculo com as instituições de ensino e o público escolar. O estudo da água, do processo de tratamento, das noções básicas de higiene e limpeza, e das doenças de veiculação hídrica são assuntos ligados direta ou indiretamente ao saneamento e fazem parte do currículo escolar de todas as instituições de Ensino Fundamental. Atender as solicitações de visitas às instalações da Copasa e palestras sempre foram rotina na empresa que desenvolveu um Programa especialmente para prover essa aproximação.
Em 1986, o Programa de Visitas Escolares às Estações de Tratamento de Água foi o passo inicial. O programa foi estruturado com o apoio das superintendências Regionais de Ensino, órgãos oficiais da educação em cada cidade, buscando atender ao seu compromisso educacional.
Um Programa mais abrangente para atender novos desafios
O Programa Chuá de Educação Sanitária e Ambiental, inicialmente denominado Projeto Chuá, completou em 2008 16 anos de existência e a incrível marca de mais de 1 milhão de alunos, só da 5ª série do Ensino Fundamental, que visitaram as Estações de Tratamento de Água da Copasa. Buscando aprimorar a qualidade do apoio à educação que a Empresa prestou durante esses 16 anos, o Programa Chuá passou por uma grande reestruturação, tanto de seus processos internos quanto de seu material didático que passa a abranger, além das questões sobre a água no planeta, saneamento básico e doenças de veiculação hídricas, importantes informações sobre bacias hidrográficas e sustentabilidade. Todo o material para pesquisa escolar encontra-se disponível na página da Copasa na internet, garantindo livre acesso às informações que podem ser impressas.
Portas abertas para todos os mineiros
Diante dos grandes desafios que a sociedade em geral tem enfrentado frente às questões ambientais, o Programa Chuá, inicialmente criado apenas para apoio aos alunos da 5ª série, passa a propiciar educação sanitária e ambiental para todos os públicos da Empresa. A Copasa, ciente do seu importante papel social como agente construtor do saneamento básico, entende que educação sanitária e ambiental é um aliado indispensável da qualidade de vida dos municípios mineiros. Nas visitas e palestras os técnicos da empresa ensinam noções sobre o tratamento da água e do esgoto, consumo consciente, cuidados com o meio ambiente, processos de monitoramento da água tratada pela empresa em seus laboratórios, cuidados com as áreas de preservação, entre outros.
Programa mantém seus personagens
Em 1992, a Copasa criou para o Programa Chuá personagens para levar às crianças as primeiras noções sobre o saneamento através da revistinha dos mascotes “Dona Lavanda e Zé Chuá” e seus filhos “Esguicho, Cristalina e Ubaldinho”, verdadeiros agentes educadores sobre saneamento, meio ambiente, educação para o consumo e hábitos de higiene. Com a reestruturação do Programa Chuá, essa turminha prossegue em seu importante trabalho junto a crianças, em especial as com idade entre 6 e 10 anos.
Certificação Chuá de Amigo do Meio Ambiente
O amadurecimento do Programa com a implantação do seu novo regulamento nos permitirá desenvolver a Certificação Chuá de Amigo do Meio Ambiente, que visa divulgar ações em favor do meio ambiente que tenham sido implementadas pelas escolas públicas ou particulares do ensino fundamental e médio em Minas Gerais. Em fase de construção, a Certificação, será mais uma ação da Copasa que busca o fortalecimento de hábitos ambientalmente responsáveis por parte do público infanto-juvenil e dos educadores mineiros, alertando-os para a realidade dos grandes desafios da preservação ambiental, onde a participação de todos é fundamental para a construção de uma sociedade sustentável.